Caminhoneiros farão nova paralisação no domingo, avisam líderes da greve #boato

Boato – Líderes dos caminhoneiros em greve avisam que categoria fará uma nova paralisação no domingo. Ordem é que todos estoquem alimentos e combustíveis porque o Brasil vai “parar de vez”. Se você está procurando pelo texto que fala da greve de 25 de junho de 2018, clique aqui. 

Sabe aquele vilão de filme de terror você acha que matou, mas na última cena (depois do final feliz) ele aparece e mostra que está vivo (e com vontade de se vingar). É isso que está acontecendo com a notícias falsas relacionadas a greve dos caminhoneiros. Quando achávamos que elas haviam acabado (e sido substituídas pelo “desafio das princesas”), eis que uma “poderosa” vem à tona.

Assim como as fake news, a promessa é de que a própria paralisação dos caminhoneiros recomece. Recebemos inúmeras versões de mensagens no WhatsApp (entre texto e áudios) falando que os líderes da greve anunciaram que no domingo (em algumas versões na segunda-feira), os caminhoneiros vão parar. Leia duas dessas mensagens que circulam online:

URGENTE. LÍDERES DOS CAMINHONEIROS AVISAM, E PEDEM PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS, ESTOCAREM ALIMENTOS EM CASA E ENCHEREM O TANQUE DOS SEUS CARROS, NOS PRÓXIMOS 3 DIAS, POIS GOVERNO VETA AS PROPOSTA FEITA POR PRESIDENTE E NOVA PARALISAÇÃO VAI SER FEITA JUNTO COM TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA. DESTA VEZ O BRASIL PARA DE VEZ. NOVA PARALISAÇÃO ACONTECERA DE DOMINGO PARA SEGUNDA DIA 4 de junho – 2018

Pessoal vamos apenas descarregar nossos caminhões e retornar pra nossas casas, Se preparem pois até amanhã a noite, o Brasil vai parar novamente não carreguem seus caminhões. Será paralização total. Se vc concorda repassem para o máximo dos grupos que vcs tiverem, SÓ ASSIM VCS CONSEGUEM FAZER A DIFERENÇA A reivindicação será diesel 2.99 Frete mínimo E reajuste somente após o mandato do próximo presidente. COMPARTILHEM VARIAS VEZES, PRA VÁRIOS GRUPOS

Líderes avisam que caminhoneiros farão nova paralisação no domingo?

É claro que todo perrengue que muita gente passou e a torcida de muita gente para que o governo caia fizeram com que os alertas se espalhassem por aí. Mas será mesmo que haverá uma nova paralisação no domingo (ou na segunda)? Pelo que tudo aponta, a resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto. A história segue aquele roteiro básico das notícias falsas da internet. É vaga (que líderes que falaram?), alarmista (desnecessário dizer o porquê), com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar uma fonte confiável ou que possa ser checada. Normalmente, são assim que os boatos prosperam.

Resolvemos procurar mais informações para saber se a tal ameaça de nova paralisação surgiu de alguma liderança dos caminhoneiros. Durante a greve, três lideranças a nível nacional se destacaram: a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autonômos), a Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) e a Unicam (União Nacional dos Caminhoneiros). Nenhuma delas falou sobre novas paralisações.

O movimento que temos visto é justamente contrário a esse. As entidades e a classe dos caminhoneiros tiveram muitos dos seus pedidos atendidos (principalmente a queda em R$ 0,46 no litro do diesel e o preço do frete mínimo) e, apesar de alguns profissionais (voluntária ou involuntariamente) estarem parados, a greve está no fim (também na prática). Nos sites oficiais, é possível ver o pedido, inclusive, para que caminhoneiros que ainda estão coagidos a ficarem parados façam denúncias.

Mesmo que as entidades não estivessem satisfeitas (e parecem estar), há um detalhe “financeiro” que inviabiliza qualquer chance de greve. Há uma multa para entidades e empresas que bloquearem rodovias de R$ 100 mil por hora. Ou seja: se alguém parar, não terá o apoio de associações, sindicatos ou empresas. E aí o movimento enfraquece. Detalhe: as multas estão começando a serem cobradas.

Resumindo: a mensagem que aponta que os líderes dos caminhoneiros vão fazer uma nova paralisação é falsa. Além de ter todas as características de boatos, a conjuntura da situação aponta que, pelo menos por enquanto, não há previsão de uma nova paralisação da classe. A mensagem que circula online tem mais jeito de alarmismo do que outra coisa.

Em tempo: essa história de “estoquem alimentos” já foi citada em outro boato que desmentimos. Foi justamente este alarde que fez algumas prateleiras de supermercados se esvaziarem e os preços subirem. Vale pensar duas vezes antes de sair correndo para as gôndolas ou postos. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

74 comentários em “Caminhoneiros farão nova paralisação no domingo, avisam líderes da greve #boato

  • 05/06/2018 em 22:19
    Permalink

    Chorão isso…chorão aquilo! O chorão é só mesmo isso, um chorão! Um egocêntrico que ficou com o orgulho ferid, achando que era X quando na verdade nem Y era. Parabéns ao boatos.org. Infelizmente o Brasil está cheio de alienados virtuais que baseiam suas vidas nas “verdades” de WhatsApp e Facebook.

    Resposta
  • 05/06/2018 em 10:45
    Permalink

    Só para constar, a paralisação iria ocorrer sim! (eu tenho vídeos que comprovam isso)
    Porém desistiram na última hora, pois notaram que haviam muitos esquerdistas infiltrados e isso iria minar a intenção da manifestação. (também tenho vídeos que comprovam isso)
    As coisas não são como parecem ser.
    Uma notícia séria é tomada como boato porque a mesma foi verificada de forma equivocada. Aí a notícia muda de rumo e fica como se fosse um boato mesmo…
    Redator sortudo esse, hein!
    kkkk

    Resposta
  • 04/06/2018 em 15:22
    Permalink

    Fico só imaginando a cara de choro de quem falou que não era boato e desacreditou do site kkkkkkkkkkkkkk. Não cansam de cair em fake news né?

    Estava óbvio que era farsa, o tom alarmista, a falta de fontes confiáveis, mas o pessoal não aprende… Complicado , muitos so pq o boato ia de acordo a sua ideologia nem se deram o ar da crítica para ver se era real ou não, lamentável. E muitos desses nem se quer aceitavam provas contrárias as suas “crenças”, virou algo parecendo um dogma, uma doutrina inquestionável.

    Não estou aqui pra julgar se o protesto era certo ou errado, se ideologia X é melhor que ideologia Y, só quero dizer que independente do que você segue e quer acreditar, aceite críticas pô! Pesquise por provas concretas, não só repasse o que os outros dizem. Abra a sua cabeca!

    Isso serve pra qualquer boato!

    Obs: esse site é muito bom, obrigado pelo trabalho de vocês.

    Resposta
  • 04/06/2018 em 09:28
    Permalink

    O povo vem em um site que desmitifica os boatos pra defender os boatos. Só brasileiro mesmo pra fazer tanta asneira. Depois reclamam dos políticos.

    Resposta
  • 03/06/2018 em 23:45
    Permalink

    Boa noite estou em brasilia, caminhoes não param de chegar , esse blog esta vendido juntamente , com os presidentes de sindicato , vejam estados unidos so se tornou um pais serio quando acabou com os sindicatos são um monte de abutris explorando o trabalhador.

    Resposta
  • 03/06/2018 em 23:40
    Permalink

    Hahahahahah trollei consegui copiar o conteúdo. Para com essa bobeira de não deixar copiar.

    Resposta
  • 03/06/2018 em 23:36
    Permalink

    e sobre as noticias falsas que me deram sore a nova paralizacao dos caminhoneiros eu fui enganado

    Resposta
  • 02/06/2018 em 21:51
    Permalink

    Esse site é um boato, fakenews!

    Resposta
  • 02/06/2018 em 12:43
    Permalink

    Vocês antes eram mais diretos, agora estão escrevendo um textão (enchendo linguiça) para somente no final dizer se é verdade ou boato.

    Resposta
  • 02/06/2018 em 02:27
    Permalink

    Aaa sai dessa brow, eles irão parar sim, quem publicou isso é vendido so pode, bando do escambal….

    Resposta
  • 02/06/2018 em 02:22
    Permalink

    Todo mundo agora juntos, essa guerra também é da gente, vamos lá todos nós, porque dependemos dos caminhões, são eles os guerreiros de tudo, pense nisso, vamos juntos com nossos irmãos caminhoneiro.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 22:48
      Permalink

      Vamos todos juntos com o nosso país em busca de melhorias não só para os caminhoneiros mas todos nós.

      #Vamos juntos a paralização#…

      Resposta
    • 04/06/2018 em 00:32
      Permalink

      Você é a favor de piorar a situação do país?
      Que tipo de caráter você tem, você é anarquista, Black bloc, ou algo parecido?

      Resposta
  • 01/06/2018 em 22:45
    Permalink

    Boa noite. Meus caros, então até os vídeos postado pelo próprio Chorão dizendo isso, são falsos?
    Obrigado

    Resposta
    • 03/06/2018 em 16:40
      Permalink

      é apenas uma manifestação, seguida de uma entrega de pautas ao governo.

      Resposta
  • 01/06/2018 em 22:39
    Permalink

    É mais eu vi um vídeo do líder do caminhoneiros é ele falou sobre essa nova paralização. Em outro videovídeo o pessoal de Brasília disse que os caminhões estavam chegando.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 20:54
    Permalink

    Ola, equipe do boatos
    Eu sempre indicava esse site como porta-voz da verdade. Porém, neste caso vocês estão enganados. Vai haver paralisação sim dia 04/06/2018 e vocês vão perder totalmente a credibilidade.
    Essa informação é de fontes confiáveis.
    Apaguem que dá tempo.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 19:52
      Permalink

      Se estão divulgando em áudios de WhatsApp, só pode ser verdade…kkkk

      Resposta
    • 03/06/2018 em 19:27
      Permalink

      O site utilizou vários argumentos que evidenciam que isso tudo é boato. Você afirma que haverá a tal paralisação, mas não colocou aqui nenhum link e nenhum argumento de fonte confiável que prove isso. Mostre essas suas fontes confiáveis, ou “apague que dá tempo”.

      Resposta
  • 01/06/2018 em 20:18
    Permalink

    Também achei q seria boato. Porém, estou pesquisando a compra de um carro e o vendedor verificou na minha frente quando chegaria um determinado carro se eu o comprasse hoje. A resposta foi que a transportadora não poderia dar nenhum prazo porque vários de seus caminhoneiros avisaram que pararão a partir de amanhã novamente.
    Fica a duvida se é algo pontual ou geral

    Resposta
    • 03/06/2018 em 00:08
      Permalink

      Comprei geladeira ontem no muffato e fui avisado que entrega somente hoje porque semana que vem caminhoes param. Cancelaram ate uma compra minha com entrega programada para semana que vem por causa disso. Incrivel

      Resposta
  • 01/06/2018 em 20:00
    Permalink

    Sendo ou nao sebdo fofocads brasil ja esta em panico dinivo por tudo so de pensar em parar a coisa ja fica fora de ordem todosnestao com medo

    Resposta
  • 01/06/2018 em 19:43
    Permalink

    Eu trabalho em uma rede de supermercados e os caminhoneiros que fizeram entrega das mercadorias estavam comentando com meus colegas que averia outra paralisação na segunda, aliás vários caminhoneiros que passaram por lá disseram a msm coisa… Mais acho que é mentira.

    Resposta
    • 03/06/2018 em 02:50
      Permalink

      Não é mentira, eu vi o vídeo do chorão mesmo falando dessa paralisação

      Resposta
  • 01/06/2018 em 19:39
    Permalink

    Eu trabalho em uma rede de supermercados e os caminhoneiros que fizeram entrega das mercadorias estavam comentando com meus colegas que averia outra paralisação na segunda, aliás vários caminhoneiros que passaram por lá disseram a msm coisa… Mais ainda assim acho que é boatos.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 14:09
      Permalink

      engraçado que o Paulo e a Rosilene fizeram o mesmo comentário… escrito pelo mesmo analfabeto

      Resposta
  • 01/06/2018 em 17:01
    Permalink

    Com tantas conversar e verdade essa paralisação na segunda feira dia 4

    Resposta
  • 01/06/2018 em 16:24
    Permalink

    Corrijam vocês irresponsávelmente postaram uma fake news. Quem negociou com o governo foram motoristas filiados a sindicatos e empresários do setor. Quem vai continuar e não uma greve e sim uma paralização são caminhoneiros autônomos não filiados a sindicatos e que são os próprios patrões.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 15:55
    Permalink

    Que palhaçada a dessa página!!!

    Por que vcs não deixam copiar nem imprimir as matérias!

    Palhaçada!

    Não ajudam em nada na divulgação! TOLICE!

    Resposta
  • 01/06/2018 em 15:08
    Permalink

    Claro que é mentira. Esse povo de zap não tem o que fazer, bando de vagabundos.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 14:58
    Permalink

    Por favor: As multas estão começando e SER cobradas.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 14:50
    Permalink

    E as pessoas não aprendem. Acreditam em tudo que recebem sem checar. E ainda compartilham. Uma vendedora de gás de cozinha me afirmou sobre este boato alarmante. E está avisando aos clientes que estoquem gás.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 14:22
    Permalink

    Quero receber todos os boatos

    Resposta
  • 01/06/2018 em 13:33
    Permalink

    O que vocês deveriam fazer é simplesmente ignorar essas fake news e não divulga-las. Isso só espalha um pânico desnecessário, espalha o caos e o ódio.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 13:13
    Permalink

    A greve de nada adiantou.. Abasteci na GO 070 dia 31 de maio de 2018, POSTO ANHANGUERA e não teve o desconto, de R$ 0,46 do Governo. Falei para o bombeiro e ele disse, que não ia abaixar o preço não. Foi uma farsa a greve.

    Ariston.

    Resposta
    • 03/06/2018 em 16:43
      Permalink

      lembrando que é só o diesel que vai abaixar. a gasosa provavelmente vai subir

      Resposta
  • 01/06/2018 em 13:10
    Permalink

    Eu estou a favor de parar até o governo tomar vergonha na cara e cortar os gastos desnecessários com o plenário e abaixar o preço do combustível que esta insustentável.
    Espero realmente que dessa vez de certo, que parem por um mês.

    Resposta
    • 03/06/2018 em 19:53
      Permalink

      C eles são vagabundos então pegá o caminhão e vai dirigir vc mesmo sozinho seu troxa

      Resposta
  • 01/06/2018 em 12:46
    Permalink

    Então não tem nenhum caminhoneiro em Brasilia?

    Resposta
  • 01/06/2018 em 12:34
    Permalink

    (“são” assim que os boatos começam). Esse erro de português da sua matéria também a credencia a fake news então?

    Resposta
  • 01/06/2018 em 12:11
    Permalink

    Gilmar, você acha que descontar 46 centavos do preço do diesel é atender às necessidades dos caminhoneiros?
    Você acredita mais na palavras dos corruptos do que na dos cidadãos?
    Você usa como fonte as entidades de classe dos caminhoneiros? Mas esqueceu de checar que essa luta não é das entidades de classe. É dos trabalhadores autônomos, que não suportam mais viver na miséria por conta dos abusos e das mentiras dos governos.
    Eu participo de grupos de movimentos anti-corrupção, e a notícia procede, sim!
    Por favor, reveja as suas fontes.
    Abs.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 11:45
    Permalink

    Recebi esse link como se fosse uma notícia real. Quando resolvi clicar no link para ler abriu o site Boatos.org. Site no qual já acompanho a algum tempo.
    kkkkkk As pessoas tem preguiça de ler o que estão passando no Whatsapp. Um site que está desmentindo uma situação, muitas pessoas achando que era notícia real.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 11:22
    Permalink

    Acho difícil ser boato, pois todas as entidades colocadas nesse texto não tem a representatividade dos caminhoneiros. Outra questão não esclarecida é o aglomerado de carretas em Brasília. Também o que se propaga agora é que os caminhoneiros se juntem na capital do país com protestos ou fiquem em casa. Enfim, vamos ver se é boato mesmo no próximo domingo, sob a pena desse site perder a credibilidade diante dessa postagem ou não!

    Resposta
  • 01/06/2018 em 11:21
    Permalink

    o mais corretor e que pode acabar de vez com a disseminação dos boatos é fazer entrevistas ao vivo ou citando data com os líderes do movimento da última paralisação. Se não, as fakes news continuarão a ser disseminadas. #ficaadica

    Resposta
  • 01/06/2018 em 09:57
    Permalink

    Apaga isso pode atrapalhar a concentração que realmente vai ter nesse Domingo em Brasilia, essa noticia não é falsa o Jogo ainda não acabou.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 03:07
    Permalink

    O que vocês têm a dizer sobre o líder do governo , Romero Jucá , falar que o presidente Temer vai vetar a parte do texto que trata da inserção do PIS/COFINS sobre o óleo diesel , isso é verdade?

    Resposta
    • 02/06/2018 em 14:36
      Permalink

      Amigo, desde o início das tratativas, ficou acertado que o governo vetaria essa parte para reinclusão através de Medida Provisória, pois a lei de responsabilidade fiscal NÃO PERMITE ZERAR PIS/COFINS, mas reduzir.

      Resposta
  • 01/06/2018 em 03:07
    Permalink

    Senhores caminhoneiros quem tiver feliz com a profissao continuem quen nao tiver vem trabalhar de pedreiro aqui com a gente. É tao bao queimar no sol dia todo e ir a pé embora. Um pais tao grande depender só de meia duzia de vagabundos que só querem baderna. Nao vi um caminhoneirp que nao seja puteiro e bebado ou drogado. Sr nao é uma coisa é outra
    Vao trabalhar vagabundos deixem o povo em paz.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 19:35
      Permalink

      Concordo totalmente!

      Resposta
  • 01/06/2018 em 02:55
    Permalink

    Quem está convocando é o Walace “Chorão” a Abcam não define nada. Com relação a exaltações e de se desconsiderar, no entanto há pretensões de manifestações em Brasília e em diversos locais pelo Brasil.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 01:03
    Permalink

    Ninguém aguenta mais greve, quem sofreu foi o povo.manifestacao tem que ser nas ruas, como já fizemos, sem por vidas em riscos, sangrar o trabalhador

    Resposta
    • 02/06/2018 em 16:14
      Permalink

      Se o objetivo da greve é afetar o governo e os políticos, pq não fazem uma greve geral pra ninguém votar em outubro? Vão para porta das escolas, clubes onde estão as urnas e não deixa ninguém votar, ninguém mesmo. Aí sim toda população pode mostrar sua força e sua indignação com os políticos.

      Resposta
    • 02/06/2018 em 19:36
      Permalink

      Concordo! Chega de palhaçada nas estradas!

      Resposta
    • 04/06/2018 em 02:52
      Permalink

      Isso mesmo! Foi uma irresponsabilidade a última paralisação. Se fizerem essa m* de novo, não contem com o apoio popular, porque só quem saiu prejudicado nessa história foi a população.

      Resposta
  • 01/06/2018 em 00:27
    Permalink

    Sempre que suspeito de algum boato, recorro a este site para tentar descobrir a veracidade da informação, e até hoje não me decepcionei. Mas, vamos ser francos, textos com erros de português, deixaram de ser parâmetro faz tempo. Rsrsrs…. É cada “ni mim” ou “com migo” que a gente vê… Que não me surpreenderia ver um memorando de empresa com esses erros…. Abraços a todos do Site e parabéns pelo trabalho.

    Resposta
  • 01/06/2018 em 00:05
    Permalink

    Parece que este que já foi um canal que trazia a verdade, esta como a globo e outras emissoras, querendo colocar o brasileiro alienado, sobre o que esta acontecendo e distante dos fatos do momento, uma vez que já foi dito que nenhuma dessas associações acima representam os verdadeiros autónomos.
    Sempre fui um fã do canal e grande divulgador do mesmo, mas tenho certo receio que se torne como outros meios de comunicação.

    Resposta
  • 31/05/2018 em 23:37
    Permalink

    Espero que os boateiros entrem em greve e nunca mais retornem ao trabalho, ou melhor, à vagabundagem.

    Resposta
  • 31/05/2018 em 23:32
    Permalink

    Parabéns pelo site.
    Muito rápido em desmentir falsas notícias.

    Resposta
  • 31/05/2018 em 23:20
    Permalink

    Eu não considero os caminhoneiros os vilões dessa história, considero vilões dessa história a Globo e o Governo!!

    Resposta
  • 31/05/2018 em 22:43
    Permalink

    Este site sempre foi muito confiável, mas aqui está cometendo um erro crasso!
    Moro aqui em Brasília e o que estou acompanhando hoje dia 31/05 às 19:39 é que uma grande aglomeração de caminhoneiros se dirigiu até a esplanada dos ministérios acompanhada pelo apoio de populares.
    Estas negociações que o site cita acima representa uma parcela mínima da sociedade e do movimento dos caminhoneiros. A greve vai muito provavelmente demorar muito para se desmobilizar.
    Busquem notícias não através da mídia televisiva vendida, mas através da mídia espontânea e presencialmente.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 14:07
      Permalink

      você é burro e delirante! pior! apóia boatos e Fake News. deixe de ser um dente ignorante e vá trabalhar!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)