Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Navios iranianos atracados no Brasil estão carregados de armas para a Venezuela #boato

Navios iranianos atracados no Brasil estão carregados de armas para a Venezuela #boato

Navios iranianos atracados no Brasil estão carregados de armas para a Venezuela, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Descobriu-se por que os navios iranianos estão atracados no Brasil. Eles estão com armas que vão ser entregues ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela.

Um fato nos últimos dias tem chamado atenção de algumas pessoas. No final de fevereiro de 2023, dois navios iranianos atracaram no Brasil e geraram críticas por parte de países como os Estados Unidos e Israel.

Em meio a isso, um vídeo está apontando quais seriam as intenções dos iranianos que atracaram no Brasil: carregar armas para a Venezuela. No vídeo, a pessoa cobra atitudes dos eleitores de Lula e do presidente. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo:

Mensagem: *Navios iranianos estão carregados de armas para a Venezuela e atracados no porto do Rio de Janeiro. Olha mais está manobra do Lula contra o Brasil. Tudo para se aliar à China e ao Irã, ou seja, aos BRICS.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Transcrição: Essa é a realidade. Do meu ponto de vista esses navios não teriam nem que ter atracado aqui. Essa é a minha opinião. Eles teriam que ter passado direto. Quem pra Venezuela vai direto pra Venezuela. Porque essas armas sendo levada pra lá eles estão fortalecendo a ditadura mundo inteiro e a ONU é contra a ditadura. Eh Lula aonde você foi se enfiar, hein? Sabe que o Brasil não tem cassivo pra segurar isso. Mas ele não está nem aí, né gente? Essa é a realidade. E agora pessoal que votou nele? Falem Fale com o seu presidente. Enquanto isso, pessoal, compartilhe esse vídeo. Esse vídeo tem que rodar o mundo inteiro. Para saber o que está acontecendo em nossa nação. Juntos somos mais forte

Navios iranianos atracados no Brasil estão carregados de armas para a Venezuela?

Falou em Venezuela, Irã e governo do Brasil, é claro que a história iria viralizar na internet. Só que, assim como em tantos outros casos, a informação que aponta para as tais “armas para a Venezuela” é falsa.

A mensagem, a fonte da informação e o histórico de fake news sobre o assunto já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Para começar, a mensagem “brotou” em um canal de vídeos de um bolsonarista e a mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, o que não falta na internet é informação falsa sobre coisas relacionadas à Venezuela. Uma emblemática é a que aponta que um caminhão com dinheiro que estava “indo para a Venezuela” foi apreendido no Brasil.

Ao buscar sobre o assunto, não demorou para descobrirmos que não há qualquer relação entre o navio iraniano e armas da Venezuela. Na realidade, a visita dos navios faz parte da comemoração dos 120 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países. Houve até uma cerimônia de comemoração.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o navio iraniano que atracou no Brasil tem armas que serão levadas à Venezuela. A história brotou “do nada” na internet e não há nenhuma fonte que balize esta informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso