Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Motoristas do Uber usam bala com sonífero para dopar passageiras #boato

Motoristas do Uber usam bala com sonífero para dopar passageiras #boato

Boato – Motoristas do aplicativo Uber estariam distribuindo balas com comprimidos calmantes para abusar de passageiras

Desde o seu lançamento, os aplicativos de transporte, como o Uber, trouxeram praticidade para muitas pessoas. Em algumas cidades, por exemplo, o Uber até já foi alvo de regularização.

O fato é que hoje muitas pessoas utilizam esses aplicativos de transporte. Mas até que ponto podemos falar sobre a segurança dos passageiros que utilizam esse serviço? De acordo com um vídeo nas redes sociais, mulheres devem ficar atentas ao andar de Uber.

Segundo a postagem, uma jovem encontrou sonífero dentro de uma bala que pegou em um Uber. “A bala estava embalada normalmente, mas ainda bem que não foi consumida dentro de alguns desses carros”, afirma a jovem. Confira:

Motoristas do Uber usam bala com sonífero para dopar passageiras, diz boato
Motoristas do Uber usam bala com sonífero para dopar passageiras, diz boato

Motoristas do Uber usam bala com sonífero para dopar passageiras?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Histórias envolvendo balas envenenadas ou contaminadas não são novidade. Aqui no Boatos.org, já desmentimos uma delas, que fazia relação entre balas envenenadas com chumbinho e o jogo da Baleia Azul. E, assim como essa história, a postagem que fala sobre bala com soníferos no Uber não passa de balela. Quer descobrir o porquê? Continua lendo.

Pra começo de história, mesmo que a situação tenha sido verdadeira, é muito complicado generalizar e acusar todos os motoristas do Uber de estarem distribuindo balas com sonífero. Infelizmente, essa é uma situação que pode acontecer em qualquer lugar: em uma corrida do Uber, de um táxi, durante uma carona, no transporte público e até mesmo na rua. Ou seja, mesmo que a história seja verdadeira, não dá pra sair dizendo por aí que todos os motoristas estejam fazendo o mesmo.

Em relação ao vídeo, as imagens por si só não provam muita coisa. A história foi postada na internet por uma jovem de Belo Horizonte. Depois que a postagem viralizou na internet, um site publicou uma matéria sobre o ocorrido e entrou em contato com o Uber para saber mais informações.

Foi aí que a história ficou estranha. A assessoria de comunicação da empresa Uber negou qualquer acontecimento envolvendo balas com soníferos e seus motoristas. Logo após a publicação da matéria, a postagem e o perfil que fez a publicação foram apagados. A assessoria garante que a jovem deletou a postagem após a empresa entrar em contato para obter mais detalhes sobre o ocorrido.

E em relação ao “sonífero” que aparece no vídeo, só uma análise química conseguiria comprovar se o comprimido se trata realmente de um sonífero.

Vale lembrar que já houve relatos de estupro contra motoristas ou supostos motoristas do Uber. Em agosto de 2017, por exemplo, a escritora Clara Averbuck contou nas redes sociais ter sido vítima de estupro durante uma viagem.

E casos de abuso sexual não são exclusividade do Uber. Também há vários casos envolvendo taxistas, como o caso da adolescente que foi estuprada durante uma viagem de táxi no interior do Amazonas.

Porém, é importante destacar que nenhum caso, nem de Uber e nem de táxis, envolveram o uso de balas “batizadas”. A equipe do Boatos.org inclusive já desmentiu uma história sobre um estupro envolvendo um motorista do aplicativo e balas “batizadas”.

Portanto, o fato da denunciante ter apagado a postagem e desativado seu perfil, além de nenhuma nova denúncia ter aparecido, já ajuda a caracterizar a história como boato. Hoje, a rede de mulheres é muito forte na internet e, com certeza, auxiliaria a replicar a história, caso fosse verdadeira. Mas nenhuma nova postagem foi feita.

Infelizmente, ainda enfrentamos um problema de segurança sério, que nos obriga a manter uma desconfiança constante e não só com balas batizadas. Entretanto, a história de que motoristas do Uber estão distribuindo balas com sonífero é só mais um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.