Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Motorista de Uber que usa Fiat Idea está assaltando passageiros #boato

Motorista de Uber que usa Fiat Idea está assaltando passageiros #boato

Fiat Idea branco que faz Uber (táxi) está realizando assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se você for pedir um Uber e vier um Fiat Idea branco com placa LLJ 3180, cancele. O motorista Adilson está assaltando passageiros.

Existem alertas que, em algum momento, eram verdadeiros e depois se tornaram falsos. É o caso da nossa história de hoje, que tem muito mais “tempo” de alerta falso do que de história verdadeira e aponta para um suposto motorista do Uber.

De acordo com mensagens que estão circulando online, um motorista de Uber chamado Adilson estaria assaltando pessoas. Ele estaria em um Fiat Idea de placa LLJ 3180 e a recomendação seria recusar as corridas. Leia o texto que circula online, junto com a foto do suposto assaltante:

Atenção: Se forem pedir Uber e vier um Fiat Idea branco, placa 3180 cujo motorista se chame Adilson, cancele a corrida. Este cara está assaltando os passageiros. Divulguem para seus amigos e familiares. FIAT IDEA LLJ 3180 . FAZENDO UBER ; MOTORISTA ARMADO ASSALTANDO OS CLIENTES. REPASSE

Motorista de Uber que usa Fiat Idea está assaltando passageiros?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Em pleno 2022, a história circulou com força na internet. Só há um detalhe, a história foi desmentida (em versões similares) no Boatos.org em 2018 e 2019. Como o que escrevemos na época vale para hoje, relembre o que foi dito:

O caso de hoje reflete a situação do “todo tomado por uma parte”. Para você ter noção do que aconteceu, precisamos relembrar o caso cronologicamente. No dia 26 de novembro, um usuário do app no Rio de Janeiro afirmou que havia sido roubado no Uber por Adílson e deu todos os detalhes do motorista. A história foi repercutida por um grupo de motoristas de táxis na rede social.

Assim que a história começou a se espalhar, alguém teve a “bela ideia” de, em vez de contar o caso (real, por sinal), avisar que Adílson estaria “assaltando geral” no Uber. Só tem um detalhe: naquela altura, ele já havia sido preso (em 02/12) e o veículo, que era alugado para transporte, apreendido (27/11). Veja uma cópia da ocorrência policial da PM do Rio de Janeiro (fonte):

(Apreensão carro) Setor Golf procedeu no local citado, enviado por Maré zero, onde o solicitante, aguardava a chegada da guarnição. Segundo o mesmo, alugava o auto em tela para o nacional ADILSON DE OLIVEIRA CARIJO, para ser utilizado como UBER. Ainda de acordo com as informações passadas o locatário.praticou roubo utilizando esse veículo. A ocorrência foi apresentada na 42ª DP, onde verificou-se já haver um registro sobre tal fato (Ro 042-7410/2017). O veículo foi apreendido.

(Prisão Adílson) Após alerta da Maré Zero, guarnições procederam em patrulhamento nas proximidades, lougrando êxito em abordar o acusado de posse de uma réplica de arma de fogo. Ressaltando que o acusado possui três reconhecimentos através se fotografia, realizados por vítimas de roubos anteriores, na 42 DP.

Entramos em contato com a assessoria da empresa Uber para saber o que aconteceu com Adílson de Oliveira Carrijo e o Fiat Idea LLJ 3180 (que, por sinal, é preto e não branco como diz a mensagem no WhatsApp). Leia as perguntas e respostas:

– Existiu a ocorrência envolvendo o motorista Adílson de Oliveira Carrijo e a sua posterior apreensão?

O motorista em questão foi banido da plataforma em novembro do ano passado, após denúncia realizada pelo menu “ajuda” do aplicativo e verificação dos fatos pelo time de suporte. Segundo noticiado pela imprensa à época, ele foi detido pelas autoridades policiais e, como sempre acontece, a Uber permaneceu à disposição para colaborar com as investigações, nos termos da lei.

– Ele está banido da Uber?

Sim. Conforme citado acima, o motorista foi banido em novembro do ano passado.

– O carro Fiat Idea LLj3180 ainda circula nas ruas?

O veículo não está mais cadastrado na plataforma da Uber desde o banimento do motorista.

Tudo isso aconteceu no final de novembro, começo de dezembro de 2017. Mas mesmo depois de Adílson ter sido preso e banido Uber, o alerta sobre o Fiat Idea continuou circulando.

Resumindo: a história que aponta que há um motorista de Uber chamado Adilson que está assaltando pessoas em um Fiat Idea branco é falsa. Foi um alerta que foi real, virou falso e continua circulando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: