Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que o Ministério da Defesa tenha convocado brasileiros para lutarem na Ucrânia com o Exercito

É falso que o Ministério da Defesa tenha convocado brasileiros para lutarem na Ucrânia com o Exercito

Ministério da Defesa convocou brasileiros para participar de guerra da Ucrânia em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Ministério da Defesa convocou todos os homens brasileiros a se apresentarem para lutar na guerra da Ucrânia.

Análise

Já falamos inúmeras vezes que existem alguns boatos sazonais que são tão certos como as estações do ano. Uma dessas histórias voltou a circular em 2024 e aponta para o que seria uma “grande convocação”.

Imagens de um suposto documento assinado por Lula para o que seria uma convocação do Ministério da Defesa estão se espalhando na internet junto com mensagens que apontam para o que seria uma emergência.

De acordo com o documento, homens de todo o Brasil estariam sendo convocados para lutarem junto com o Exército na Guerra da Ucrânia. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

MINISTÉRIO DA DEFESA Secretaria – Geral Diante da escalada de tensão entre Estados Unidos e Rússia na guerra da Ucrânia e, sendo o Brasil, um signatário da CTAN, o comandante das Forças Armadas resolve: Convocar todos os homens a se apresentarem na unidade do Exército, Marinha ou Aeronáutica mais próxima de sua residência. Comuniquem suas esposas, namoradas, etc.

Partiremos sexta-feira, dia 09/02, rumo a Ucrânia, e retornaremos na quarta-feira de cinzas, 14/02, em caso de sobrevivência. Que Dêus abençoe nossos guerreiros compatriotas nesta missão! Brasília, 26 de janeiro de 2024 Presidência da República

Checagem

Para realizar a análise do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o Exército e o Ministério da Defesa estão convocando homens brasileiros para lutar na guerra da Ucrânia em 2024? 2) Qual a motivação da mensagem e qual o histórico deste tipo de boato? 3) O que mais há de informações erradas na história?

É verdade que o Exército e o Ministério da Defesa estão convocando homens brasileiros para lutar na guerra da Ucrânia em 2024?

Não é. Ao buscar sobre qualquer elemento em fontes confiáveis relacionado à suposta convocação, nada encontramos. Não tem decreto, convocação e nem notícias. Além disso, a data e o histórico entregam a farsa.

Qual a motivação da mensagem e qual o histórico deste tipo de boato?

Se você notar, o “documento” trata, justamente, do período que abrange a sexta-feira de carnaval até o quarta-feira de cinzas. A mensagem não passa de uma brincadeira que é utilizada em diversos períodos. Uma delas foi em 2022, quando a mesma história viralizou. Na época é hoje, não passam de fake.

O que mais há de informações erradas na história?

Além de toda a balela e a falta de lógica na história (o Brasil nunca enviará homens para uma guerra como da Ucrânia), é falso que o nosso país seja um dos signatários da Otan. A organização de defesa trata apenas de países do chamado “eixo norte do mundo”. O Brasil não faz parte do grupo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tenha havido qualquer convocação de Lula, Ministério da Defesa ou Exército para brasileiros lutarem na Ucrânia. A história não passa de mais uma “balela pegadinha” que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).