Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho e está desaparecida #boato

Menina Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho e está desaparecida #boato

Menina Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho e está desaparecida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma garotinha chamada Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho e seu pai, Jean, a procura. Compartilhe a foto dela para ajudar a encontrar a menina desaparecida.

Um dos tipos de boatos mais recorrentes que circulam na internet é o da “criança desaparecida”. Isso acontece porque, em alguns casos, a mensagem (que normalmente é de grande apelo emocional) continua circulando mesmo depois do caso solucionado. Hoje, temos mais um exemplo.

Em 2021, começou a viralizar em redes sociais uma mensagem que aponta que uma garotinha chamada Pietra teria sido sequestrada na Praia do Engenho (Litoral Norte de São Paulo) e estaria desaparecida. A mensagem pede, ainda o compartilhamento da foto da garota e deixa o contato do pai (que se chamaria Jean). Leia o texto que viralizou em redes sociais (obviamente, a imagem não será publicada aqui):

PESSOAL, AJUDEM A DIVULGAR… Pelo Amor de DEUS, ajude a passar essa foto, para o maior número de pessoas possível !!! Esta garotinha foi seqüestrada na Praia do Engenho, litoral norte de SP, ao lado de Barra do Una. Passe a foto adiante, o custo é zero e pode ajudar muito. Deus com certeza há de recompensar- te por isso. Hoje estás ajudando alguém… Amanhã tu poderás ser o ajudado. Pense nisso! Não fiques indiferente! …

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Olá! Meu nome é Jean e sou pai da PIETRA. Esta menina que aparece na foto Muito obrigado, Jean E-mail: [endereço] . Por favor não retorne ..nem apague… passe adiante!!! Estou pedindo pelo amor de DEUS que se você tiver qualquer informação sobre ela me avise. Estou enviando este e-mail para vocês para que possam reenvia-lo para o maior numero de pessoas possível e caso tenham alguma informação. Por favor entrem em contato comigo. Se fosse sua filha voce reenviaria … Pense nisso! Muito obrigado,

Jean E-mail: [apagado] Cel (47)8413 [apagado] Pelo Amor de DEUS, DIVULGUE essa Foto!!! AQUELE, POIS, QUE SABE QUE DEVE FAZER O BEM E NÃO O FAZ, COMETE PECADO.” (Tiago 4:17) Reflita nesta Palavra ante de reenviar este pedido de ajuda! Que DEUS abençoe a todos quantos ajudarem! Informações: Disque Denúncia>22531177

Menina Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho e está desaparecida?

A mensagem logo espalhou em redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Diante tanta comoção e tanta exposição, estamos aqui para alertar que a informação que aponta para o tal desaparecimento é falsa. Ou, no mínimo, muito desatualizada.

A mensagem e o histórico desse tipo de boato já nos chamou atenção. A mensagem tem todas as principais características de boatos online: ela é vaga (não diz, por exemplo, quando ocorreu o desaparecimento), muito alarmista, tem erros de português, não cita qualquer fonte confiável e pede (muitas vezes) compartilhamento.

Além disso, histórias falsas de crianças desaparecidas é uma constante nos boatos online. Já desmentimos histórias falsas sobre as meninas Anna Laura, Ana Júlia, Yasmim, Maria Clara, Ana Clara e tantas outras crianças.

Assim como em muitos casos, a denúncia sobre o desaparecimento de Pietra ocorreu, mas já foi solucionado. Em uma rápida busca na internet sobre o caso, encontramos registros muito antigos.

Essa matéria da Folha de S. Paulo de 2005 aponta que uma criança de dois anos foi sequestrada na Praia do Engenho no carnaval daquele ano e devolvida à família após o pagamento de um resgate. Porém, a menina em questão não é a Pietra (que sequer é de São Paulo).

Na realidade, a história do desaparecimento da menina ocorreu também em 2005 (nos meses de novembro e dezembro). Só que, como aponta esse site que trata de crianças desaparecidas, o caso foi solucionado naquele mesmo ano. A menina foi encontrada e está bem.

E aí está. Mesmo com ela encontrada, a mensagem falando do desaparecimento voltou a circular na internet. Vimos “picos” de circulação do fake em 2010, 2014 e, agora em 2021. Vale dizer que, ao buscar pelo nome da menina, conseguimos perceber (obviamente) que não se trata mais de uma criança (é uma jovem) e que ela está bem.

Resumindo: a história que aponta que uma garotinha chamada Pietra foi sequestrada na Praia do Engenho (em São Paulo) e está desaparecida é falsa. Nem ela sumiu em São Paulo, nem continua desaparecida e tampouco ainda é uma garotinha.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy