Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina de 11 anos foi sequestrada em Maricá e está desaparecida #boato

Menina de 11 anos foi sequestrada em Maricá e está desaparecida #boato

Boato – Ajude a divulgar a foto de uma menina de 11 anos que foi sequestrada em Maricá e está desaparecida.

É fato que a internet pode ser uma grande aliada em casos de pessoas desaparecidas. Muita gente já conseguiu encontrar aquele parente ou amigo que estava perdido graças a serviços especializados (públicos ou mesmo de voluntários) em divulgar imagens de desaparecidos ou mesmo mensagens em redes sociais. Só tem um problema nisso: ainda não encontraram uma solução para avisar quando as pessoas já foram encontradas.

A consequência dessa relação (que acontece por causa daquela lógica de que o problema é mais compartilhado do que a solução) são mensagens de “desaparecidos” sendo compartilhadas mesmo depois que a pessoa foi encontrada. Aqui no Boatos.org temos aquele caso “clássico” das meninas “Anna” (Anna Júlia e Anna Laura). Mas não é o único.

Nos últimos dias, uma mensagem de uma “menina de 11 anos sequestrada em Maricá (RJ)” voltou a viralizar na internet. No Facebook, o post mais popular que mostra a foto da menina tem 381 mil compartilhamentos. “Está menina tem 11 anos e foi sequestrada em Marica ontem, estão dizendo que a carro que a levou a placa é de Caxias, ajudem a divulgar”, diz a mensagem.

Menina de 11 anos foi sequestrada em Maricá e está desaparecida?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a imagem da menina causou comoção. Mas será mesmo que a “menina de 11 anos de Maricá” está desaparecida? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de explicar o caso em si, precisamos fazer uma rápida análise da mensagem. Apesar de ela ter “boas intenções”, ela peca no caráter extremamente vago. No caso de uma pessoa desaparecida seria importante falar o nome da menina, o contato dos responsáveis e a data correta do desaparecimento (e não “ontem”). É justamente essa falta de informação que faz um conteúdo ser compartilhado ad aeternum.

Dito isso, chegamos à solução do caso com apenas uma busca de imagem. A mensagem da menina de Maricá desaparecida foi verdadeira (em partes) por algumas horas. A garota da imagem é Letícia Vitória da Silva Oliveira. Depois que os pais reportaram o desaparecimento dela (no dia 19 de junho de 2015), portais publicaram a informação de que ela havia sido encontrada no dia 20.

Em um primeiro momento, a família chegou a falar para a polícia que a garota havia escapado pela “janela” do cativeiro. No dia 21, descobriu-se que ela havia sido filmada em um ônibus com um rapaz de 20 anos. No dia seguinte, ele foi preso e as últimas matérias sobre o caso davam conta de que eles poderiam ser namorados.

Resumindo: a história que aponta que uma menina de 11 anos está desaparecida em Maricá é falsa. A menina já foi encontrada, não tem mais 11 anos e a versão que fala de “carro de Caxias” é pura balela mesmo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164