Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina cega ganha 0,10 por vídeo postado para cirurgia na medula #boato

Menina cega ganha 0,10 por vídeo postado para cirurgia na medula #boato

Boato – Compartilhe vídeo de menina dançando. Cada vez que o vídeo for postado no WhatsApp, ela ganha 0,10 para fazer cirurgia de medula.

Nos últimos tempos, um fenômeno tem sido cada vez mais frequente no WhatsApp. Mensagens que foram utilizadas em boatos já desmentidos ilustram outros boatos. Recentemente, tivemos que desmentir três vezes o mesmo texto que falava do “diretor do Fantástico” que se demitiu. Hoje, vamos ter que repetir o desmentido. Porém, o assunto não tem nada a ver com a Globo.

Um vídeo de uma menina dançando ao som de uma música viralizou no WhatsApp. O principal motivo é a mensagem que acompanha o arquivo. Inicialmente, a mensagem falava que se tratava de uma menina cega que ganharia 10 centavos cada vez que o vídeo fosse compartilhado. Depois, a mensagem apontava que ela ganharia por vídeo postado para fazer uma cirurgia na medula. Leia uma das versões do texto:

Menina cega ganha 0,10 por vídeo postado para fazer cirurgia na medula?

Muita gente quis ajudar a menina com o repasse do vídeo. Porém e infelizmente, a informação de que ele vai ganhar dinheiro por compartilhamento é falsa. Vamos explicar tudo agora.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como falamos no início do texto, a mensagem da “menina cega” nada mais é do que uma repetição de outros boatos já desmentidos aqui na nossa página (você pode ler aqui e aqui). A versão “cirurgia de medula” é “nova”, mas (assim como o da menina cega) tem todas as características de boatos online: alarmista, com erros de ortografia, é vago e pede compartilhamento.

Para além disso, como explicamos anteriormente (e você pode ver com mais detalhes no vídeo abaixo), redes sociais não fazem campanhas de doação de dinheiro por compartilhamento de fotos e vídeos. Sendo assim, se você vir mensagens que falam “Facebook vai pagar por compartilhamento”, “WhatsApp vai pagar por compartilhamento” e outras do tipo, pode saber que é balela.

Já sabemos que a história é falsa. Mas quem é a menina do vídeo? Trata-se da pequena Sophia Romão Bueno. O vídeo foi gravado em março deste ano após o médico Paulo Martins tocar uma música e ela dançar. Depois que o boato viralizou, a mãe da menina publicou a seguinte mensagem:

Gente isso é MENTIRA…. PRIMEIRO que ninguém me comunicou se poderia ou não usar a imagem da minha filha para tal publicação. SEGUNDO além de não pedir dinheiro assim (pois não preciso, porque sempre tenho quem me ajuda em caso de necessidades), a Sophia não precisa fazer nenhum tipo de cirurgia, Graças a Deus.

TERCEIRO minha filha não é e nunca foi CEGA. Ela trata de uma doença chamada HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGHERANS, ela faz QUIMIOTERAPIA como tratamento. QUARTO esse vídeo foi gravado em uma das muitas internações que ela fez para o tratamento. QUINTO o hospital que ela faz tratamento não arrecada dinheiro assim. Fazendo publicações em redes sócias sem o consentimento dos pais. Ele é muito sério e de respeito jamais faria algo assim….

Resumindo: a história que aponta que a menina vai receber 10 centavos por vezes que o vídeo for compartilhado é falsa. Além de ser uma releitura de um boato velho, a mensagem expõe indevidamente a imagem da menina.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.