Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Maré baixa no Nordeste é anúncio de tsunami no Brasil #boato

Maré baixa no Nordeste é anúncio de tsunami no Brasil #boato

Maré baixa no Nordeste é anúncio de tsunami no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O fato da maré ter baixado no Nordeste do Brasil é anúncio de que vai ocorrer um tsunami em nosso país em breve.

O que não tem faltado na internet é alerta de catástrofe nos últimos dias (muito provavelmente por conta de uma catástrofe real que ocorreu no litoral de São Paulo). A última das histórias aponta para um suposto acontecimento que ocorreria no Nordeste do Brasil.

Vídeos de costas com a maré muito baixa estão sendo acompanhados de mensagens que apontam que isso teria ocorrido por conta de um anúncio de um tsunami no Brasil. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: VOCÊS VIRAM ISSO? TSUNAMI NO BRASIL! O MAR RECUA NO NORDESTE! O QUE SERÁ ISSO? Versão 2: mar recua no nordeste do Brasil. isso é sinal de tsunami não se deixem enganar por narrativas de cientistas que nem sabe o que acontece no céu quem dirá na terra, aconteceu terremotos no atlântico, com ctz as rachaduras das placas sugaram a água do mar caso ocorra novamente a chance de tsunami é muito grande ! Versão 3: se não e a maré baixa e nem tsunami não seria momentos de preocupação

Maré baixa no Nordeste é anúncio de tsunami no Brasil?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltou foi gente compartilhando a informação (principalmente em sites de vídeos como o TikTok e o Kwai). Porém, é falso que a tal “maré baixa no Nordeste” seria o anúncio de um tsunami no Brasil.

Na realidade, os vídeos e as mensagens fazem alarde com algo hiper comum em praias no Nordeste (e outros locais no Brasil): o recuo do mar por conta da diminuição da tábua das marés. Na Bahia, por exemplo, houve interrupção do tráfego de barcos.

A tábua das marés é influenciada por diversos fatores, inclusive, o calendário lunar. Não necessariamente, o fato de o mar recuar significa que haverá um “tsunami” (que é causado por tremores de terra no meio do mar).

É importante citar que o Brasil não tem falhas em placas tectônicas relevantes que possa resultar em um tsunami. Ou seja: a chance de ocorrer um tsunami por aqui é (como apontamos neste texto) ínfima (ínfima mesmo).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a maré baixa em praias no Nordeste signifique que ocorrerá um tsunami na região. O fenômeno é comum, ocorreu nos últimos dias e não tem qualquer relação com ameaças do tipo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso