Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Makro fecha as portas no Rio de Janeiro por causa de pandemia e isolamento social #boato

Makro fecha as portas no Rio de Janeiro por causa de pandemia e isolamento social #boato

Makro fecha as portas no Rio de Janeiro por causa de pandemia e isolamento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A rede atacadista Makro fechou as portas no Rio de Janeiro. Empresa não resistiu ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus e faliu.

Passados cerca de dois meses de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, o debate “saúde x economia”, infelizmente, ainda prossegue. No meio desse debate entre o “fique em casa” e “saia de casa”, um vídeo que fala sobre a rede atacadista Makro começou a circular na internet.

De acordo com um homem que faz a “narração” da filmagem, o Makro fechou as portas no Rio de Janeiro por causa do isolamento social e da pandemia da Covid-19. No vídeo (que não iremos exibir aqui), o sujeito culpa o governador Wilson Witzel e defende o presidente Jair Bolsonaro. Leia algumas mensagens que acompanham o vídeo:

Versão 1: Rede Makro-RJ está fechando por causa da Pandemia e Carioca manda recado pro Gov. Witzel Versão 2: Este é o resultado do fique em casa!!! Como eu sempre falei… Nem tds tem a msm felicidade de poder ficar em casa!!! Triste notícia!!! Lamentável!!! Esses governantes!!! E como sempre!!! O povo que paga!!! Agr esse povo Td desempregado!!! Versão 3: Fui lá segunda-feira no makro do Colubande comprar leite e estranhei as prateleiras quase tds vazias. Perguntei a um funcionário oq houve? Ele falou, estamos fechando as portas, de tds as lojas do Rio, estamos praticamente no olho da rua em plena pandemia. Triste! Muito triste isso!!!

Makro fecha as portas no Rio de Janeiro por causa de pandemia e isolamento social?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As mensagens e o vídeo circularam com muita força na internet e deixaram muitas pessoas irritadas com o isolamento social. Mas será mesmo que a rede Makro fechou as portas no Rio de Janeiro por causa da quarentena do coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos deixou desconfiados. Isso porque a mensagem tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Para além disso, vídeos retirados de contexto têm sido comuns em termos de fake news relacionadas ao coronavírus. Temos exemplos que envolvem o Ceasa de Minas Gerais, o governador da Bahia, João Doria e outros.

Ao buscar mais detalhes, descobrimos que, de fato, a rede atacadista Makro está encerrando as atividades no Rio de Janeiro. Porém, o motivo não é a Covid-19. O fechamento ocorreu porque a rede vendeu todas as unidades do Brasil (com a exceção das 24 que ficam em São Paulo) para o Carrefour. Essa matéria fala detalhes sobre a venda, que ocorreu antes do anúncio de isolamento social por causa do coronavírus. Essa outra matéria aponta que as unidades Makro devem “virar” Atacadão/Carrefour.

Resumindo: a história que aponta que a rede Makro fechou no Rio de Janeiro por causa da quarentena do coronavírus é falsa. É fato que a empresa fechou as portas no estado, mas o motivo é a venda de unidades para o Carrefour.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B