Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Maguila está há dois anos em um asilo e sem receber visita da esposa e filhos #boato

Maguila está há dois anos em um asilo e sem receber visita da esposa e filhos #boato

Maguila está há dois anos em um asilo e sem receber visita da esposa e filhos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Astro do boxe, ex-pugilista Maguila está internado em um asilo e não recebe visita da esposa e dos filhos há dois anos.

O Brasil possui muitos atletas notáveis e talentosos e isso não é preciso nem discutir. Basta olhar para as principais competições mundo afora, como as Olimpíadas ou as Copas do Mundo. No boxe, tivemos muito nomes, como o ex-pugilista Maguila, que brilhou dentro dos ringues e trouxe felicidade com lutas históricas, como as vitórias contra James Smith e Alfredo Evangelista.

Mas muita coisa mudou desde então. Maguila se aposentou no início dos anos 2000 e, desde 2012, trata um quadro de demência pugilística. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o ex-astro do boxe teria sido abandonado pela família. Segundo a publicação, Maguila estaria internado em um asilo. Ainda de acordo com o texto, ele estaria há dois anos sem receber visitas da esposa e dos filhos. “Dois anos num asilo..Sem a visita da esposa e dos filhos..Maguila….”, diz uma das mensagens.

Confira o desmentido em vídeo

Maguila está há dois anos em um asilo e sem receber visita da esposa e filhos?

A informação teve um grande apelo popular e fez grande sucesso nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter. As publicações já contam com milhares de compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de balela.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Basta dar uma olhada rápida na publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, alarmista, alguns erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Infelizmente, essa história de que Maguila teria sido abandonado em um asilo é antiga. Inclusive, ela foi desmentida pela equipe do Boatos.org em 2019. Maguila tem enfrentado internações em clínicas de saúde desde 2010. Naquele ano, ele foi diagnosticado com mal de Alzheimer, mas o quadro não evoluiu bem. Após mais exames e consultas com especialistas, ele recebeu o diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC) ou demência pugilística, em 2012. A doença é bastante comum entre ex-praticantes de boxe ou esportes que causem impactos grandes na cabeça, como o futebol americano. Ela causa a destruição dos neurônios por golpes repetitivos na cabeça e, dentre os sintomas, estão o declínio cognitivo, que altera o comportamento da pessoa afetada, e problemas de memória. Em 2018, um familiar de outro paciente da clínica onde Maguila está internado gravou um vídeo do ex-pugilista pedindo para sair do local. Na época, o ex-astro do boxe estava passando por problemas com a medicação e foi influenciado a gravar o vídeo. Vale lembrar que Maguila não é paciente da clínica, mas sim um morador monitorado (e pode sair do local quando quiser).

Pois bem, após uma simples busca na internet, descobrimos que Maguila não só está bem (muito obrigado!), como tem contato frequente com os familiares. Em abril de 2020, a esposa do ex-pugilista gravou um vídeo de Maguila em apoio ao ex-participante do Big Brother Brasil (BBB) 20, Babu. Na época, o ex-lutador contou que não perdia um episódio da atração (nós também não, Maguila!) e que sua torcida era toda de Babu, velho conhecido do ex-pugilista e que, inclusive, iria interpretá-lo no cinema.

Na mesma época, outra reportagem sobre Maguila mostrou que a família do ex-pugilista foi proibida de frequentar a clínica onde ele segue internado, por conta da pandemia da Covid-19. Antes disso, dona Irani, esposa de Maguila, contou que ela e um dos filhos do ex-astro do boxe visitavam o ex-pugilista com frequência. O próprio dono da clínica reiterou a informação, afirmando que reveza as celebrações de datas comemorativas com dona Irani e a família de Maguila.

Em resumo: a história que diz que Maguila não recebe visitas da esposa e dos filhos há mais de dois anos é falsa! A história, na realidade, é antiga e surgiu após um vídeo, publicado em 2018, onde Maguila afirma que gostaria de deixar a clínica e que teria sido abandonado. O caso foi parar na Justiça e o ex-astro do boxe ficou muito triste com todo o ocorrido. Em 2020, é possível ver que Maguila está bem e tem visto a família com frequência (antes da pandemia, é claro). Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK