Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Maguila foi abandonado pela família em um asilo #boato

Maguila foi abandonado pela família em um asilo #boato

Boato – Doente e quase sem dinheiro, ex-boxeador Maguila pede ajuda após ser abandonado por família em asilo.

José Adilson Rodrigues dos Santos, também conhecido como Maguila, foi, sem dúvidas, um dos maiores nomes do esporte brasileiro. Principalmente, quando se trata do cenário do boxe nacional. Participante da categoria peso-pesado, Maguila acumulou diversas vitórias ao longo de sua carreira.

Após uma derrota por nocaute para o brasileiro Daniel Frank, em fevereiro de 2000, Maguila se despediu dos ringues. Depois disso, o ex-pugilista ainda participou de programas de TV como comentarista e ator e até chegou a lançar um CD de samba.

Mas, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, atualmente, Maguila está longe de seus dias de glória. Segundo um vídeo publicado nas redes sociais, ele teria sido abandonado por sua família em um asilo. Doente e quase sem dinheiro, ele teria pedido para que as pessoas o tirassem do local. Confira:

Versão 1: “Enquanto o ex lutador Maguila, ganhava muito dinheiro, tinha saúde, andava cercado de amigos e familiares. Agora, passando por dificuldades, doente, quase sem nenhum dinheiro, foi abandonado pelos filhos, mulher e amigos e se encontra internado em um asilo. Adílson Maguila foi um dos maiores lutadores mundiais de boxe, ganhando vários títulos nacionais e internacionais, levando o esporte brasileiro aos principais noticiários do mundo. Maguila gravou um vídeo na clínica, pedindo socorro…”. Versão 2: “O SER HUMANO SÓ VALE O QUE TEM! Enquanto o cara ganhava dinheiro e tinha saúde, andava rodeado de amigos e família. Agora nessa hora da vida a maioria dos filhos abandonam. O ex lutador que deu orgulho pro Brasil o Maguila, a sua mulher junto com sua família deixou o mesmo no asilo”.

Ex-boxeador Maguila foi abandonado pela família em um asilo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A notícia pegou muita gente de surpresa e deixou diversos fãs antigos tristes com a situação. A publicação já foi compartilhada várias vezes e gerou críticas de muitos usuários. Mas o que pouca gente se perguntou é se essa história é real. A verdade? Existe mais entre o vídeo e a realidade do que supõem as mensagens nas redes sociais.

Vamos aos fatos! A pessoa que aparece nas imagens, de fato, é o ex-pugilista Maguila. Entretanto, todo o contexto da situação está sendo distorcido nas mensagens que andam circulando nos últimos dias.

O primeiro detalhe que entrega toda a farsa está na origem do vídeo. Ao contrário do que aponta a história, ele não é recente. As imagens foram gravadas em novembro de 2018 e não foram feitas em um asilo, mas sim em uma clínica.

Maguila foi internado na clínica em questão para realizar tratamento contra encefalopatia traumática crônica (ETC) e não pode ter sido abandonado pela família. O ex-pugilista foi diagnosticado com a doença em 2012, após ser diagnosticado erroneamente com mal de Alzheimer, em 2010. A ETC é uma doença bastante comum entre pugilistas e causa a destruição de neurônios, ocasionada por repetitivos golpes na cabeça. A ETC causa declínio cognitivo, alterando o comportamento do portador da doença e também ocasiona problemas de memória.

Na época em que o vídeo foi gravado, Maguila não estava fazendo uso de sua medicação. Vale ressaltar que, em novembro de 2018, a história viralizou, mas, dias depois, o caso foi desmentido pelo ex-pugilista, pela família e também pela clínica onde o vídeo foi gravado.

Um dia após o incidente, o próprio Maguila afirmou que estava bem. Em entrevista a um veículo de comunicação, o ex-pugilista disse que estava “disposto e com vontade de falar de boxe”. Comovido pelo caso, o também ex-pugilista brasileiro Popó publicou um vídeo nas redes sociais. Nas imagens, Popó afirma que conversou com Maguila e que ele estava “sendo super bem tratado” na clínica.

Por fim, em fevereiro de 2019, uma reportagem mostrou que a realidade de Maguila é completamente diferente daquela apontada pela história. De acordo com as informações, o ex-pugilista não é mais paciente, mas sim um morador monitorado (e pode sair do local quando desejar).

Ou seja: a história que diz que Maguila foi abandonado pela família em um asilo é falsa! As imagens, de fato, mostram Maguila. Entretanto, a situação foi tirada de contexto. No momento a gravação, o ex-pugilista estava sem sua medicação. Vale ressaltar que Maguila não está em um asilo, mas sim uma clínica para tratar seu quadro de ETC e já afirmou que está bem. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.