Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lázaro Barbosa foi capturado e preso, mostra vídeo gravado de helicóptero #boato

Lázaro Barbosa foi capturado e preso, mostra vídeo gravado de helicóptero #boato

Lázaro Barbosa foi capturado e preso, mostra vídeo gravado de helicóptero, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo gravado de um helicóptero mostra o momento em que o chamado “serial killer” Lázaro Barbosa foi capturado, rendido e preso pela polícia em um matagal.

Após matar uma família em Ceilândia (região administrativa do Distrito Federal) e sair em fuga por diversas cidades de Goiás, Lázaro Barbosa virou manchete em muitos veículos de mídia (principalmente os mais sensacionalistas) ao se manter sem ser capturado por diversos dias. É claro que uma história como essa iria gerar algumas fake news.

Há pouco, desmentimos uma história falsa de uma suposta foto de Lázaro com o ex-presidente Lula. Agora, vamos falar de um vídeo que tem viralizado em todas as principais redes sociais (como YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e Kwai) e também no WhatsApp.

Nas imagens, gravadas de um helicóptero em um rasante em uma região de cerrado, policiais perseguem um homem, que tenta, sem sucesso se esconder em um matagal. Ao se ver cercado, o homem se rende e é preso. Junto ao vídeo, mensagens apontam que o homem seria Lázaro Barbosa. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: Vídeo da captura do serial killer Lázaro Barboza. Capturado na tarde de hoje . Ele foragido a 9 dias. Vídeo da tentativa de captura do serial killer Lázaro Barboza. Ele está foragido a 9 dias. Versão 2: Foi preso agora Lázaro Serial Kiler Versão 3: LAZARO CAPTURADO!!! SERÁ????? Acabo de receber esse vídeo.…

Versão 4: Lázaro capturado, sabe quem vai pagar a conta deste aparato ? Você ! Sabe que em breve ele vai estar solto ? Já é sua 4a. Captura ! A justiça não respeita o cidadão de bem que paga seus impostos e respeita a lei !! Versão 5: [NOTICIA URGENTE] LAZARO se entrega a Policia! Foi Horrível! lazaro foi preso? Noticia urgente, lazaro foi cercado pelos policias na manhã de hoje dia 18/06/2021.

Vídeo gravado de helicóptero mostra Lázaro Barbosa foi capturado e preso?

É claro que uma notícia bombástica como essa seria amplamente viralizada na internet. Porém, se trata de mais uma fake news (provavelmente não será a última) envolvendo o caso. O vídeo nada tem a ver com a história do “serial killer”.

As mensagens já chamavam atenção. Elas têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo é do caso Lázaro.

Ao nos deparar com o vídeo, fizemos o básico: buscamos mais detalhes a respeito do caso. Como falamos lá no início do texto, a mídia tem feito uma cobertura (exagerada até) do caso. Vocês acham que uma captura não seria amplamente destacada? Mas sabem quantos veículos de mídia falaram que ele foi preso (até o momento da produção deste texto)? Zero.

No momento, policiais de Goiás e Distrito Federal continuam na tentativa de captura de Lázaro Barbosa. Eles receberam reforço da PRF e, caso não consigam capturar o “serial killer”, devem receber reforço da Força Nacional. Ou seja: é falso que ele tenha sido preso (pelo menos até o momento).

Já sabemos que é fake, mas ficamos curiosos para saber de onde seria o tal vídeo. Ao vasculhar muito nas publicações, descobrimos comentários apontando que seria um vídeo gravado no Paranoá (também região administrativa do Distrito Federal). Ao buscar mais detalhes, chegamos à verdade.

Uma publicação, feita no site Metrópoles, mostra um print da imagem em questão e aponta que o caso é de um homem que roubou um celular e tentou se esconder na mata. Veja o vídeo publicado no canal do YouTube do site:

Resumindo: a história que aponta que Lázaro Barbosa foi capturado e preso e que tudo foi filmado por um helicóptero é falsa. O vídeo em questão mostra uma prisão efetuado no Distrito Federal e nada tem a ver com o caso que está mobilizando muita gente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: