Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ladrões se disfarçam de funcionários de laboratório para assaltar no Jardim Guanabara #boato

Ladrões se disfarçam de funcionários de laboratório para assaltar no Jardim Guanabara #boato

Ladrões se disfarçam de funcionários de laboratório para assaltar no Jardim Guanabara, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra homens que tentaram se disfarçar de funcionários de laboratórios que realizam coletas de sangue para realizar assaltos no Jardim Guanabara.

O que não falta na internet é alerta sobre supostos golpes e assaltos que poderiam estar ocorrendo Brasil afora. Como já falamos algumas vezes, nem sempre os alertas são reais. Mais do que isso: em muitas vezes, os alertas falsos acabam sendo repetidos (com pequenas alterações). É o caso da história de hoje.

Uma mensagem começou a se espalhar agora em 2023 e aponta que no “Jardim Guanabara” (existem bairros em diversas cidades com este nome), ladrões estariam se disfarçando de funcionários de um laboratório para realizar assaltos. A mensagem é acompanhada, inclusive, da suposta foto de alguns meliantes. Leia o texto que circula online:

Jardim Guanabara HOJE TENTARAM ENTRAR AQUI NO PRÉDIO FINGINDO SER DE LABORATÓRIO E QUE VINHAM TIRAR SANGUE DE UMA MORADORA. DISSERAM ATÉ O NOME DELA. ERAM 2 CARROS COM PESSOAS VESTIDAS DE BRANCO E TINHAM ATÉ UM COOLER, QUE ARMAZENAM EXAME DE SANGuE. A SORTE QUE O PORTEIRO JA TINHA RECEBIDO AVISO DA ADMINISTRADORA QUE TERIA UMA GANG AGINDO NOS PRÉDIOS E FINGINDO SER DE LABORATÓRIO. AVISEM AOS SEUS CONDOMÍNIOS .

Ladrões se disfarçam de funcionários de laboratório para assaltar no Jardim Guanabara?

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Falou em ameaça à segurança, viralizou. Seria uma boa ação se o alerta em questão não fosse falso. Falamos isso porque, na realidade, a história em questão (que está viralizando na versão “Jardim Guanabara”) não só é falsa como também já foi desmentida no Boatos.org (até a foto é a mesma) no início da pandemia. Relembre o que escrevemos:

O primeiro indício que nos fez desconfiar da história está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista é não cita datas ou fontes confiáveis. E tem mais: esse enredo é comum em boatos na internet. Está aí a história da van vermelha para atendimento de Covid-19 e a dos bandidos com roupas de profissionais da saúde que não nos deixam mentir. Coincidência ou não, em ambos os casos, o modus operandi e a falta de informações confiáveis eram quase idênticas.

Ao buscar por relatos semelhantes em fontes confiáveis, não encontramos nenhum registro de assalto ou golpe com este modus operandi. Apesar de alguns casos (infelizmente) acontecerem, como nesses dois episódios em 2020 no Distrito Federal e em São Paulo, as denúncias falsas são bem mais comuns do que se imagina.

Mais uma googlada e chegamos à origem da imagem, que nada tem a ver com a suposta invasão ao tal condomínio. A imagem publicada faz parte de uma outra denúncia falsa que circulou recentemente, quando pesquisadores da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) foram apontados de forma errada como assaltantes e arrombadores de prédios. Na época, a equipe foi impedida de entrar num prédio no bairro da Ponta Verde, em Alagoas. Inclusive, a suposta denúncia causou a suspensão da PrevCov em Maceió, como mostra essa matéria do Alagoas 24 horas.

Ou seja: estão compartilhando em 2023 uma foto de uma fake news lá do início da pandemia. Para além disso, não achamos nenhum relato em fontes confiáveis sobre os tais assaltos com pessoas disfarçadas de funcionários de laboratórios. Infelizmente, há assaltos na região (se estivermos falando do bairro do Rio de Janeiro). Porém, a metodologia relatada passa longe dessas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que bandidos estão realizando roubos no Jardim Guanabara disfarçados de funcionários de laboratórios de exame de sangue. Trata-se de uma fake news antiga que ganhou uma nova roupagem para viralizar agora em 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso