Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Aparelho utilizado para dar arranque em caminhonete Hilux em vídeo não é um ímã

Aparelho utilizado para dar arranque em caminhonete Hilux em vídeo não é um ímã

Ladrão usou ímã para ligar carro (caminhonete Hilux) em roubo, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Um homem se utilizou de um ímã para realizar o furto de uma caminhonete Hilux. Ele usou um pedaço do item para dar arranque no carro.

  Introdução

Muitas vezes, informações erradas ou falsas sobre itens do cotidiano perpassam pelo desconhecimento sobre como algumas coisas funcionam. É o caso da história de hoje, que apontaria para um “segredo incrível”.

Um vídeo de uma suposta policial está circulando junto com uma informação bombástica: de que um ímã seria capaz de dar arranque em veículos de ignição elétrica. No arquivo, ela aponta que prendeu um homem e que, na DP, ele teria revelado que se utilizou de um pedaço de ímã para ligar o motor de uma caminhonete Hilux. Nas imagens, ela pega o item e, de fato, consegue ligar o carro.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“Ladrão usa imã pra ligar caminhonete? SERÁ? fato ou FAKE ?”, diz uma das mensagens que está circulando na internet. “Novo sistema d furto d veículos, novos.. esse foi em MT”, aponta outra. Leia a transcrição do vídeo e assista:

Confira o desmentido em vídeo:

Pessoal boa tarde hoje é dia 12 de agosto de 2023 tô falando aqui da delegacia de Rio Branco no início da madrugada de hoje essa caminhonete foi recuperada pelos policiais do gefron e foi trazido aqui para nossa delegacia E no momento que eu fui levar o preso para cadeia de Mirassol eu perguntei para ele como que ele fez para ligar esse veículo

E aí ele me falou quando você chegar na delegacia você vai olhar do lado do painel que vai ter um pequeno pedaço de ímã você vai pegar esse pequeno pedaço de ímã você vai apertar o freio e com um pequeno pedaço de ímã você vai apertar o botão de ignição você vai dar partida no veículo não pode parar né

  Análise

O vídeo se espalhou, nas nossas averiguações, pelo WhatsApp. Também encontramos vídeos no YouTube sobre o assunto. O conteúdo tem algumas características de fake news como o tom alarmista e a falta de fontes confiáveis que comprovassem a informação.

Alertas como este, relacionados a roubo de carros, são comuns na internet. Já desmentimos fake news que citavam “placas de carros”, “tapa no retrovisor” e até “garrafa no pneu”. Ou seja: o histórico também é vasto.

Com isso, resolvemos fazer a checagem com base em algumas perguntas. A primeira delas é como funciona o sistema de ignição eletrônica de carros ou caminhonetes. A segunda é se foi um ímã mesmo que foi utilizado no processo. A terceira é se há possibilidade de um ímã ser utilizado para ligar um carro, como no exemplo da caminhonete Hilux.

Checagem

Como funciona o sistema de ignição eletrônica de carros ou caminhonetes?

Já há algum tempo, alguns veículos dispensam a inserção de uma chave “tradicional” para serem abertos ou darem partida. Em seu lugar, é utilizada a chamada “chave presencial”. É uma espécie de controle remoto que, quando apertado, envia um sinal e possibilita que o carro seja aberto ou ligado. Dentro desta chave há um item chamado de transponder.

Foi um ímã mesmo que foi utilizado no processo?

Não foi um imã. Na realidade, a “gambiarra” utilizada pelo meliante foi usar o transponder sem a capa para “liberar o sinal” da caminhonete e fazer com que ela fosse ligada. Não é incomum fazer isso. Este vídeo de 2020 mostra que é possível ligar o veículo encostando o transponder na ignição.

Há possibilidade de um ímã ser utilizado para ligar um carro, como no exemplo da caminhonete Hilux?

Não. O que foi utilizado não era um ímã. Ou o próprio bandido tinha desconhecimento disto ou ele mentiu para a policial dizendo que era um ímã. Detalhe: há um registro de furtos nos EUA em que bandidos se utilizaram de um decodificador para mudar a programação do transponder e roubar carros. Das duas, uma: ou o houve uma recodificação para o transponder destravar o carro ou o bandido usou o aparato do próprio controle do veículo.

Conclusão

Boato sem comprovação ❌

Independentemente da técnica, o fato é que não foi um ímã que foi utilizado para que seja realizado um furto de uma caminhonete Hilux. O vídeo em questão pode ter sido gravado com boas intenções, mas a informação em questão não procede.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm