Ambulantes estão dando tapa no retrovisor para realizar assaltos em semáforos #boato

Boato – Ambulantes estão usando uma tática nova para realizar assaltos em carros parados em semáforos: dar um tapa no retrovisor para outra pessoa anunciar assaltos. Motoristas devem ficar atentos.

Se tem uma coisa que deixa muita gente preocupada, especialmente em cidades de médio e grande porte, é a violência. Assaltos são bastante comuns e obrigam que todos fiquem em estado de alerta.

Apesar de muita gente adotar medidas de segurança, parece que os assaltantes acabam encontrando formas criativas de burlar essas medidas. E, de acordo com a história de hoje, os motoristas precisam ficar atentos a assaltos.

Segundo publicações que viralizaram nas redes sociais, ambulantes adotaram uma nova tática para realizar assaltos. As mensagens apontam que ambulantes estariam dando tapas nos retrovisores dos carros parados em semáforos. Ainda de acordo com a história, quando o motorista abaixa o vidro para arrumar o retrovisor, o assalto seria anunciado. Confira:

NOVO GOLPE PARA ASSALTO. Pessoal, cuidado quando estiverem de carro parados em algum farol. A nova tática é que um ambulante passando pelo corredor entre os carros dá um tapa no retrovisor para fechar. Quando você abaixa o vidro para arrumar o retrovisor, outro ambulante armado chega anunciando o assalto. Deixem para arrumar o retrovisor quando já estiverem em movimento. Compartilhem essa mensagem para alertar outras pessoas.

Ambulantes estão dando tapa no retrovisor para realizar assaltos em semáforos?

A informação deixou muitos motoristas apreensivos, afinal de contas, assaltos em semáforos são muito comuns em alguns locais. Mas a questão que permanece é: será que essa história de novo golpe de ambulantes é real? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, então, continua lendo!

Vamos lá! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português, pedem por compartilhamento e não citam fontes confiáveis que possam atestar a veracidade da informação. O combo completo!

Vale ressaltar que esse tipo de história é bastante comum nas redes sociais. Em todos os casos, há uma generalização (como se o suposto golpe estivesse sendo realizado em todos os lugares) e uma caráter de novidade (nesse caso, o próprio modus operandi).

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu várias histórias sobre golpes e roubos falsos. Por exemplo, a história de que bandidos estariam aplicando o golpe da placa do carro para realizar assaltos. Também o caso de bandidos que estariam usando aplicativos de bancos para cometer roubos e, por fim, a história de um deficiente físico que estaria atraindo pessoas para assaltos no metrô do Flamengo. É importante destacar que a equipe do Boatos.org chegou a fazer um texto fictício sobre o assunto para alertar sobre esse tipo de história.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto na internet, porém nada encontramos. Vale ressaltar que existe um caráter até preconceituoso na mensagem, que trata o ambulante como ladrão (e isso é uma generalização bastante errada).

Por fim, a história não faz lá muito sentido. Se uma pessoa quiser realizar um assalto, ela o fará da forma mais simples e rápida possível. Não usando iscas ou algo que atraia as pessoas. Geralmente, o que vemos é que os assaltos acontecem por oportunidade. E se ambulantes realmente estivessem fazendo isso em semáforos, seria muito fácil identificar e prender os responsáveis, uma vez que ficam localizados em um determinado ponto.

Em resumo: a história que diz que ambulantes estão dando tapas em retrovisores para realizar assaltos é falsa! Além de não existirem provas de que isso realmente esteja acontecendo, histórias como essa são bastante comuns na internet. Vale destacar também que a história também não faz lá muito sentido, uma vez que o suposto golpe precisaria de encenação e os ambulantes seriam facilmente identificados. Ou seja, não passa de balela! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)