Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Índios prendem incendiários de ONGs enquanto membro do MST é preso incendiando floresta #boato

Índios prendem incendiários de ONGs enquanto membro do MST é preso incendiando floresta #boato

Índios prendem incendiários de ONGs enquanto membro do MST é preso incendiando floresta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra indígenas prendendo integrantes de ONGs na Amazônia. Incendiários do MST também foram flagrados incendiando floresta amazônica. 

Entra dia, sai dia e o assunto mais comentado aqui no Boatos.org continua sendo a Amazônia. Depois da matéria especial sobre as 18 fake news sobre a situação na Amazônia, mais conteúdo surgiu nas redes sociais.

Não só material informativo, mas também muitas fake news. E parece que, depois dos boatos se concentrarem nos impactos das queimadas e nos próprios incêndios, agora, o assunto principal é a identificação dos culpados.

Na história de hoje, por exemplo, uma publicação indica que indígenas teriam prendido participantes de ONGs que estariam incendiando a floresta. Enquanto isso, um membro do MST também teria sido detido, em flagrante, após iniciar um incêndio na mata. Confira:

Confira também

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “ACÃO ORQUESTRADA PARA QUEIMADAS POR FAZENDEIROS E MEMBROS DO #MST Os índios pegaram um monte de petralhas vagabundos ateando fogo na amazônia OA com as ONGs vagabundas tambem, bando de ladrões criminosos. #bolsonarotemrazao”. Versão 2: “Lembram que caíram de pau em cima de Bolsonaro, quando disse suspeitar que Ongs estariam envolvidas nos incêndios na Amazônia? Índios prenderam incendiários em flagrante. Outro preso pela polícia em Iranduba – Amigo (Belini Lobatoi )”. Versão 3: “Olha aí…. Agora ganha um doce quem disser de que partido eles são ! Bolsonaro, quando ele disse suspeitar que Ongs estariam envolvidas nos incêndios na Amazônia. Índios prenderam incendiarios em flagrante”.

Índios prenderam incendiários de ONGs enquanto membro do MST foi preso incendiando floresta?

É claro que as imagens e o texto viralizaram nas redes sociais, especialmente, porque o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado que suspeitava que ONGs estariam envolvidas na crise da Amazônia. Mas será que essa história é real e indígenas teriam mesmo feito justiça com as próprias mãos contra participantes de ONGs? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A mensagem segue aquele velho roteiro de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis. Além disso, na última semana, a equipe do Boatos.org já desmentiu uma enxurrada de boatos sobre a Amazônia envolvendo fotos fora de contexto.

Não bastasse isso, ambas histórias são falsas! A primeira delas, que fala sobre um integrante do MST preso, inclusive, é idêntica a outra história já desmentida pela equipe do Boatos.org há alguns dias. Na versão original, entretanto, o homem era apontado como integrante do MTST. Ou seja, o caso foi reciclado e alguns detalhes modificados.

Já a tese que indica que “indígenas prenderam incendiários de ONGs” tampouco faz sentido. O primeiro detalhe que desmente a farsa é a própria foto. A imagem, na verdade, não é recente. Ela foi feita, em 2014, pelo fotógrafo Lunae Parracho, da agência Reuters, e, na época, ilustrou uma reportagem do jornal The Guardian.

O segundo detalhe é a legenda da foto na matéria feita pelo jornal. De acordo com o veículo de comunicação, as pessoas detidas pelos indígenas, na realidade, não eram integrantes do MST ou de “ONGs”, mas sim fazendeiros. A informação, inclusive, repercutiu bastante na imprensa internacional.

Em resumo: a história que diz que indígenas prenderam incendiários de ONGs, enquanto membro do MST foi preso incendiando floresta, é falsa! A primeira informação usa como prova uma foto que não é nova (foi registrada em 2014). Além disso, os homens que aparecem detidos na imagem sequer são integrantes do MST, mas fazendeiros. Por fim, a última informação, além de não ser verdadeira, é apenas um boato ‘requentado’ que já foi desmentido pela nossa equipe. Ou seja, tudo balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.