Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem com boné do Flamengo é procurado por esquartejar crianças #boato

Homem com boné do Flamengo é procurado por esquartejar crianças #boato

Boato – Um homem fotografado com um boné do Flamengo prometeu matar 30 crianças e esquartejou uma menino. Fotos e áudio provam tudo.

Entra dia, sai dia e tem boato que não muda. Por mais que o Boatos.org “fuja” de algumas pautas, elas sempre voltam. E um dos lamentáveis exemplos é aquele boato que acusa pessoas de crimes bárbaros e as colocam em risco.

A última história do gênero que circula online é composta de dois áudios e uma série de fotos. As fotos mostram um homem com um boné do Flamengo, fotos de rituais e de um garoto esquartejado.

Em um dos áudios, um homem fala que esse sujeito da foto vai “matar 30 crianças”. No outro, uma mulher fala que o garoto é “de Araruama” e repete que o homem vai matar 30 a 40 crianças. Leia a transcrição dos áudios:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição 1: Olha. Sobre a criança, é um garoto lá de Araruama em São Mateus. É que o homem, ele… a pessoa né, aqui, passou áudio para gente é o delegado de São Mateus e o caso foi para lá, mas eles não conseguiram pegar esse rapaz. Ele quer que espalhe a mensagem porque ele tem possibilidade de andar de cidade em cidade pegando criança chamando atenção da Criança e mata. Ele tem um propósito de matar 30 a 40 crianças e para isso ele viaja para qualquer lugar. São todos os lugares estão atentos sobre esse homem. Ele é perigoso. Então é isso que está acontecendo. Ele é de São Mateus que ele passou em São Mateus e agora tá andando cidade em cidade. E ele está abrindo o olho de todo mundo para espantar ele, para ele não ficar entre nós. Quando ele aparecer, então pega ele mata, prende.

Transcrição 2: Atenção pessoal: tô mandando essa foto, o áudio e a foto deste canalha. Eu sou o (nome do radialista), estou passando para todos vocês este acontecimento. Pelo amor de Deus, você que está ouvindo este áudio, não deixe de passar esse áudio para frente, não deixe de passar essas fotos para frente para o quanto antes a polícia prender esse canalha, esse vagabundo, este safado, salafrário para evitar acontecer com outras crianças. Este canalha tem uma promessa que ele fez de matar mais de 30 a 40 crianças parece me a informação que tenho. Não deixe de passar para frente é a informação que tenho. Passe para os teus grupos, passe para os teus contatos, passe para todo mundo até conseguir prender este vagabundo que, na minha opinião, não deve ser preso, deve morrer.

Homem com boné do Flamengo é procurado por esquartejar menino?

Os áudios e as fotos (inclusive as chocantes) circularam muito por WhatsApp. Mas será mesmo que esta história de um homem com boné do Flamengo que está cometendo crimes e que vai matar 30 crianças é real? Não. É um boato e dos mais graves.

O primeiro indício está nas mensagens. Além de os áudios terem todas as características de boatos online (vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), eles já ilustraram outros boatos (até com outras fotos).

No caso do áudio do radialista, já teve até boato desmentido aqui. No caso do áudio de Araruama, ele quase foi o responsável por um linchamento na cidade. De acordo com essa matéria do G1, um casal teve, inclusive o carro incendiado. Ou seja: os áudios não só falsos como são velhos.

As imagens também não são “novidade”. As fotos dos rituais e do garoto foram utilizadas em um boato que falava sobre bruxos e foi desmentido aqui. Veja o que escrevemos a respeito:

Em relação à postagem que mostra a foto de um menino esquartejado (e que não vamos publicar aqui por motivos óbvios), a foto não tem nada a ver com algum ritual. O caso, na verdade, foi um crime brutal que aconteceu na cidade de Blumenau (SC), em 2007. O motivo do crime teria sido a derrota de um dos adolescentes em um jogo de computador.

Por fim, a imagem do homem com o boné do Flamengo. Ao contrário do que aponta a mensagem, ele não é procurado por nada e também não quer matar 30 crianças. O próprio homem, gravou um vídeo e desmentiu tudo.

Resumindo: a história que aponta que tem um homem sendo procurado por matar crianças é falsa. O homem é inocente, a foto do menino é antiga e os áudios não têm nada a ver com a realidade.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.