Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > História que aponta que avião voou por 35 anos, entre 1954 e 1989, é fictícia

História que aponta que avião voou por 35 anos, entre 1954 e 1989, é fictícia

Avião voou entre 1954 e 1989 (35 anos) entre Alemanha e Brasil (Porto Alegre), diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato –  Um avião voou por 35 anos entre 1954 e 1989. Voo teria saído de Augsburg (Alemanha) e chegado em Porto Alegre (Brasil). 

  Análise

Uma história daquelas tem circulado em vídeos “de terror” no TikTok. A mensagem aponta para algo sobrenatural que teria ocorrido no século passado. A mensagem aponta para um voo que teria ficado nos céus por nada menos do que 35 anos.

A narração do vídeo aponta que um voo da Santiago Airlines teria saído de Ausburg na Alemanha com destino a Porto Alegre em 1954. O avião, de acordo com a história, desapareceu, e em 1989 chegou (do nada) ao seu destino. Leia a mensagem que está contida na descrição:

Imagine estar em um avião e, de repente, a viagem dura trinta e cinco anos. Você embarcou em mil novecentos e cinquenta e quatro e chegou em mil novecentos e oitenta e nove. O que você acabou de ouvir não é fantasia. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Isso realmente aconteceu alguns anos atrás, precisamente em quatro de setembro de mil novecentos e cinquenta e quatro, o voo 513 da Santiago Airlines decolou da cidade alemã de algsburg com 88 passageiros e quatro membros da tripulação a bordo, totalizando 92 pessoas. O voo estava indo para o Brasil, exatamente para Porto Alegre, o que significava que precisava atravessar todo o oceano Atlântico. No entanto, antes de chegar ao destino, algo inesperado aconteceu. 

Poucas horas após a decolagem, o avião desapareceu completamente da existência e não havia nada no radar. Em um dia 12 de outubro de 1989, sem aviso prévio ou detecção por radar, o avião desaparecido pousou em segurança no aeroporto após mais de 35 anos. A pergunta é, onde esteve o avião durante todo esse tempo? Para as notícias surpreendentes, siga me e aguarde a parte dois.

@oalien15 Imagina estar em uma viagem e, de repente, ela dura 35 anos PT 1. 😨😨😨 #misterio #aviao #curiosidades #aviaosumiu ♬ Horror train, horror piano, BGM(1230538) – syummacha

Checagem

Vamos responder a algumas questões na parte da checagem do conteúdo. A primeira delas é se é verdade que um avião voou por 35 anos entre a Alemanha e Porto Alegre (Brasil). A segunda delas é de onde surgiu a história que fala que o avião voou por 35 anos entre a Alemanha e Porto Alegre (Brasil). A terceira é quais são as outras histórias falsas que surgiram desta fonte.

É verdade que um avião voou por 35 anos entre a Alemanha e Porto Alegre (Brasil)?

Não. Para começar, seria impossível um avião voar por muito tempo. Há um “detalhe” que inviabiliza tudo: a autonomia de voo. O avião comercial com maior autonomia de voo (tempo em que pode voar sem precisar reabastecer) é o A350 XWB. Ele pode voar por 20 horas seguidas. Para além deste “detalhe”, a fonte entrega a farsa.

De onde surgiu a história que fala que o avião voou por 35 anos entre a Alemanha e Porto Alegre (Brasil)?

Na realidade, a história surgiu no World Weekly News. A história é uma publicação que apenas tinha notícias satíricas. Em outras palavras, falsas. De antes mesmo do advento da internet, a jornal foi fundado em 1979 e já rendeu algumas histórias falsas desmentidas aqui no Boatos.org.

Quais são as outras histórias falsas que surgiram desta fonte?

Já desmentimos uma história falsa que falava de um avião que voou por 37 anos (pode ver que a pauta não é incomum no tal jornal), que mel nunca estraga e que o Facebook ficaria fora do ar (logicamente, esta pauta é mais recente).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um avião voou por 35 anos entre a Alemanha e o Brasil (mais exatamente Porto Alegre). Trata-se de uma história falsa criada antes mesmo do advento da internet e que foi devidamente “aproveitada” (e vendida como real) por um tiktoker.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)