Voo 914 da Pan America durou 37 anos até avião pousar #boato

Boato – Em 1955, o voo 914 da Pan America decolou de Nova York para Miami. Avião demorou 37 anos para pousar e o destino foi outro.

Houve um tempo em que “histórias misteriosas” davam a tônica dos boatos na internet. Infelizmente, esse tempo passou. Hoje, política, saúde e golpes online dominam a “pauta” das fake news. Para quem estava com saudades, temos uma história aqui.

Mensagens em redes sociais e vídeos no YouTube apontam para uma suposta história misteriosa que apontaria para um avião que voou por 37 anos. De acordo com o texto, o voo 914 Pan America decolou de Nova York em 1955 e só pousou 37 anos depois em um destino diferente do tradicional: Miami. Leia uma das mensagens que circula online:

No dia 22 de julho de 1955 o voo 914 da Pan America decolou de Nova York com destino a Miami na Florida, porém, o que nem a tripulação e muito menos os passageiros esperavam, era que essa viagem que costumava levar pouco menos 3 hrs, levaria 37 anos para aterrissar, e o destino não seria Miami.

Voo 914 da Pan America durou 37 anos até avião pousar?

A mensagem se espalhou em muitos perfis em redes sociais. Apesar de o causo ser muito curioso, não é real que o voo 914 da Pan America durou 37 anos. Na realidade, trata-se de uma balela quase tão antiga quanto o período retratado.

O fator “lógica” já nos deixou muito desconfiados. Primeiro porque um avião não teria autonomia de combustível para ficar voando por 37 anos (sequer consegue por 37 horas). O avião com maior autonomia de voo do mundo é o A350-900ULR, que consegue voar por 20 horas seguidas.

A partir desse pressuposto, podemos convir que se um avião voasse por 37 anos, seria um fenômeno tão grande que viraria notícia (quiçá, sempre rememorada). Porém, ao buscar sobre a tal história do voo 914, nada encontramos em fontes confiáveis.

Resolvemos estender a busca e buscar pelo caso em inglês. Foi aí que matamos a charada. O tal caso estava retratado (e classificado como falso) pelo site de checagem Snopes. Na realidade, trata-se de uma notícia falsa publicada em um jornal (sim, existia isso) especializado em “bombas fictícias”.

O conteúdo em questão foi publicado no tabloide satírico World Weekly News em 1985. Para quem não sabe, o jornal (que depois virou site) é responsável por outras balelas que viralizaram por aí. De lá já desmentimos histórias como a que apontava que o “mel é o único alimento que não estraga” e que “o Facebook ia ficar fora do ar”.

Com isso, já podemos dar o veredicto. A história que aponta que um avião voou por 37 anos sem pousar é falsa. O conto do voo 914 da Pan America surgiu em um jornal satírico e “migrou” para a internet como uma “verdade absoluta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet