Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Governo e Antaq anunciam a construção do maior porto da América Latina em SC #boato

Governo e Antaq anunciam a construção do maior porto da América Latina em SC #boato

Governo e Antaq anunciam a construção do maior porto da América Latina em SC, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governo e Antaq anunciaram que Brasil terá o maior porto da América Latina. Porto será construído em Balneário Barra do Sul (SC).

O litoral brasileiro é muito apreciado pelos próprios brasileiros, mas também pelos estrangeiros. E não só pelas belas praias e um mar agradável, mas também pelo seu potencial portuário.

O Brasil já possui diversos portos estratégicos e de referência, como o Porto de Santos (SP) (o maior do mundo) e o Porto de Itajaí (SC). Mas, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o país pode ganhar um porto ainda maior.

Segundo a publicação, o governo federal, por meio da Antaq, teria anunciado a construção do maior porto da América Latina, no Balneário Barra do Sul (SC). De acordo com as imagens que acompanham o texto, o projeto prevê uma área de até 25,5 milhões de m² com investimento chegando a quase R$5 bilhões. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

*” Governo Federal por meio da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), anuncia a construção do “Maior Porto da América Latina”, com capacidade 03 vezes maior que o Porto de Santos. Eles não mostram, mas nós estamos atentos!”

Governo e Antaq anunciaram a construção do maior porto da América Latina em SC?

A informação deixou muita gente animada, especialmente pelo impacto da construção de um novo porto, como a oportunidade de emprego. Mas será que a história que aponta que o governo e Antaq teriam anunciado a construção de um porto em Barra do Sul (SC) é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Ao ler as mensagens, logo percebemos que elas seguem aquele velho roteiro de boatos online. As publicações são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Vale ressaltar que a equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias que falavam sobre supostas ações do governo, como a que dizia que o governo teria liberado o saque do Fundo Previdenciário depois da Reforma da Previdência. Também o caso que apontava que Bolsonaro teria construído a maior ponte ferroviária da América Latina e, por fim, o que dizia que Bolsonaro teria trazido um ultrassom de Israel que destrói células cancerígenas.

Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que, de fato, o projeto existe e há a intenção de tirá-lo do papel, porém, nem o governo e muito menos a Antaq anunciaram nada.

É fato que o anúncio de um projeto dessa magnitude seria algo impactante vindo do governo (uma vez que, de certa forma, isso seria um pouco contraditório, já que a política atual tem sido mais de concessões do que de construções, como a concessão de 12 aeroportos, em setembro de 2019. Porém, ao procurar sobre o suposto anúncio do governo, nada encontramos. Vale ressaltar que as últimas notícias sobre Barra do Sul no site da Antaq são de 2011.

Retomando a história da intenção de execução do projeto, ela, de fato, existe. E a intenção foi anunciada em 2017, mas partiu da iniciativa privada e, por ora, sem anúncio de construção. Até porque, o projeto esbarra em licenças de órgãos ambientais. Moradores e órgãos ambientais já demonstraram insatisfação, uma vez que a área escolhida para a construção é de preservação permanente.

De acordo com os potenciais investidores do projeto, o porto deve ocupar até 25,5 milhões de m² e o investimento planejado deve chegar a quase R$5 bilhões. Por fim, vale destacar que o Brasil já possui o maior porto da América Latina, que é o Porto de Santos (SP).

Em resumo: a história que diz que o governo federal, por meio da Antaq, anunciou a construção do maior porto da América Latina em SC é falsa! O projeto, de fato, existe, mas partiu da iniciativa privada e, por enquanto, é apenas uma intenção. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe