Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra “golpe da camiseta no retrovisor” não passa de simulação

Vídeo que mostra “golpe da camiseta no retrovisor” não passa de simulação

Golpe da camiseta no retrovisor é utilizado em assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão realizando o golpe da camiseta no retrovisor para realizar assaltos.

Análise

Vídeos que mostram supostas situações que causariam ameaças à segurança das pessoas são um sucesso na internet. Se a história for mirabolante, a coisa é mais viral ainda. Hoje, temos mais um exemplo que prova isso.

Um vídeo que mostra o que seria uma espécie de “golpe” que estaria sendo realizado na internet está correndo as redes sociais. Nas imagens, um homem coloca uma camiseta em um retrovisor de carro e se esconde.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Depois disso, uma mulher (que parece ser a proprietária do veículo) acaba chegando ao carro, cheirando a camiseta e desmaiando. Por fim, o homem rouba o carro e deixa a mulher desmaiada em um poste. Leia as mensagens que circulam junto ao vídeo e o assista:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Cuidado…quando estiver no retrovisor do seu carro pano ou camisa, não pegue. Você vai ser roubado. Versão 2: *_Se liguem!!! Sinistro!!!_* Cuidado,se achares uma toalha ou camisa pendurada em seu retrovisor,retire com dois dedos e a jogue fora. Tampe o nariz com a sua roupa.

Checagem

As imagens chamam atenção. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que há um golpe em que uma camiseta é colocada em um retrovisor de um carro para que sejam realizados assaltos? 2) O vídeo que mostraria o golpe da camiseta no retrovisor é real? 3) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

É verdade que há um golpe em que uma camiseta é colocada em um retrovisor de um carro para que sejam realizados assaltos?

Não é verdade. Ao buscar por qualquer “tática” de assaltantes falando sobre a tal tática da camiseta no retrovisor para realizar assaltos, nada encontramos. Se fosse um golpe real, haveriam notícias. Além disso, o vídeo que está viralizando não passa de uma simulação.

O vídeo que mostraria o golpe da camiseta no retrovisor é real?

Alguns elementos mostram que o vídeo não é real. Primeiro, há uma série de cortes de câmera que denotam que se trata de uma situação cenográfica (muito similar a esta outra fake news sobre “um crime”) que já desmentimos na internet. 

Assim como no caso citado, até o timecode da câmera de segurança não segue um padrão. Além disso, não é possível que se “desmaie” do que jeito que a mulher desmaiou com a tal camiseta.

Vamos racionar: ela ficou um bom tempo ao ar livre. Se houvesse um produto nauseante, ele já teria evaporado em sua maioria. Além disso, a interpretação dos envolvidos não é das melhores. Podemos cravar que é uma simulação.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Infelizmente, não conseguimos identificar os autores do vídeo (se alguém souber, nos ajude). Mesmo assim, podemos cravar que ele não é real por conta de todos os elementos que já demonstramos anteriormente.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que esteja sendo aplicado algum golpe da camiseta no retrovisor para que sejam realizados assaltos. O vídeo que está circulando não passa de uma simulação para ganhar views e não há qualquer registro real de roubo com esta tática.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).