Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Globo usou imagens da tragédia de Lampedusa em 2013 como se fossem de Bergamo em 2020 #boato

Globo usou imagens da tragédia de Lampedusa em 2013 como se fossem de Bergamo em 2020 #boato

Globo usou imagens da tragédia de Lampedusa em 2013 como se fossem de Bergamo em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Globo usou imagens de caixões da tragédia de Lampedusa em 2013 para ilustrar mortes causadas pela Covid-19 em Bergamo (Itália) em 2020.

Em algum momento da pandemia do coronavírus, a Itália foi considerada como o epicentro da doença. A situação, que foi catastrófica em março, começa a se estabilizar. No meio disso, uma acusação relacionada à Globo e ao país europeu começou a circular na internet.

Postagens em redes sociais dão conta de que a Globo usou imagens de caixões da tragédia de Lampedusa (naufrágio que vitimou 368 imigrantes que tentavam chegar à Europa em 2013) como se fossem de mortos por coronavírus em Bergamo (região mais atingida pela doença no país) em 2020. Leia a mensagem que circula online:

VOCÊ SABE RESPONDER PORQUE A GLOBO FEZ ISSO ? Tragédia em Lampedusa: Naufrágio deixou 130 mortos em 2013 e a Globo mostra a imagens agora como sendo mortes pelo Covid-19 ( Alguém tem dúvida que é um jogo político ?

Globo usou imagens da tragédia de Lampedusa em 2013 como se fossem de Bergamo em 2020?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A história circulou muito na internet e deixou muita gente revoltada com a suposta ação da Globo. Mas será mesmo que a Globo usou imagens de 2013 para ilustrar a crise da Covid-19 em 2020? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, boatos acusatórios contra a mídia em geral têm sido comuns na internet.

Com essas características e histórico, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto. Não demorou muito para descobrirmos que, além de a emissora não ter utilizado a tal imagem, a Globo, por meio do Fato ou Fake, desmentiu uma informação falsa que apontava que a imagem dos caixões em questão eram ligados ao coronavírus.

Vale apontar que o Boatos.org também fez o desmentido em questão no mês de março deste ano e, na época, não encontramos nenhum registro de que as imagens teriam sido atribuídas à pandemia de coronavírus por parte da emissora de TV. Apenas postagens em redes sociais estavam “fazendo a confusão”.

Resumindo: a história que aponta que a TV Globo usou imagens do naufrágio de Lampedusa em 2013 para ilustrar a pandemia da Covid-19 em Bergamo é falsa. Não passa de mais um boato sobre o assunto que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B