Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra caixões de vítimas do coronavírus enfileirados em Bergamo (Itália) #boato

Foto mostra caixões de vítimas do coronavírus enfileirados em Bergamo (Itália) #boato

Foto mostra caixões de vítimas do coronavírus enfileirados em Bergamo (Itália), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra galpão com diversos caixões enfileirados. A foto teria sido tirada em Bergamo (Itália) e seria de vítimas do novo coronavírus.

Dentre todos os países do mundo, o país que vive situação mais dramática até o momento é a Itália. E, dentro da Itália, a região de Bergamo é a mais complicada. A prova disso está em uma imagem real de caminhões do exército italiano levando mortos para serem cremados em outras regiões do pais.

No meio disso, uma foto de dezenas de caixões enfileirados em um galpão mostra o que seriam “vítimas do novo coronavírus” esperando para ser enterradas. A imagem é acompanhada de alertas (mais do que justificáveis) sobre a doença. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Caixões enfileirados no Bérgamo (província no norte da Itália) esperando o sepultamento. Hoje já tivemos a informação de que não existem mais postos de terapia intensiva nessa região, mas as mortes continuam a subir. Estão morrendo em torno de 250 a 300 pessoas por dia na Itália por causa do Corona Vírus. Brasileiros, por favor, parem de brincar com isso ou iremos ver uma devastação no país!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Vejam a situação em Bergamo- Itália… Os mortos não podem ser velados devido ao risco de transmissão do Covid-19. Os caixões estão sendo lacrados e as famílias sofrem sem poder se aproximar e dar um último adeus! Hoje 17/03/2020 na Itália somam-se Mais de 26.062 doente com o coronavírus Mais de 2.503 mortos..

Foto mostra caixões de vítimas do coronavírus enfileirados em Bergamo (Itália)?

As imagens causaram muitas dúvidas na internet. Afinal, em um local com muitas mortes diariamente, a imagem é, infelizmente, verossímil. Mas será mesmo que se tratam de caixões de mortos por coronavírus em Bergamo (Itália)? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos fazer mais uma ressalva. É fato que seja possível, dado o número de mortos na Itália (no último dia foram 793), que caixões precisem ser enfileirados. Porém, a imagem em questão não é de Bergamo e também não tem relação com o novo coronavírus.

Bastou uma busca pela imagem para descobrir que a foto em questão é antiga. A foto em questão já foi desmentida na própria imprensa italiana. A foto é de um velório de imigrantes africanos que morreram durante um naufrágio na Ilha de Lampeduza (também na Itália). Ao todo, 366 pessoas morreram na tragédia.

Aqui no Brasil, a história foi desmentida pelos sites Fato ou Fake (do G1) e da Agência Lupa. Ambos destacaram que a foto é de Tullio M. Puglia, da agência Getty Images.

Resumindo: a foto que mostra diversos caixões enfileirados na Itália não é de vítimas do novo coronavírus em Bergamo. A imagem é antiga e mostra imigrantes que morreram em um naufrágio tentando entrar na Europa em 2013.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Apr8nq