Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que a Funai deu jet ski para indígenas com dinheiro do povo

É falso que a Funai deu jet ski para indígenas com dinheiro do povo

Funai deu jet ski para índio andar na aldeia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Funai deu um jet ski para índios passearem na aldeia com o dinheiro do povo.

Análise

Está circulando na internet uma mensagem que aponta que a Funai teria tomado uma atitude que causou revolta em muitos brasileiros.

Trata-se de uma imagem de um grupos de indígenas perto de um jet ski novinho. Junto ao vídeo há mensagens indignadas com o suposto benefício (que seria com o dinheiro dos brasileiros). Leia:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

ÍNDIOS CAMBADAS DE PILANTRAS. BEM FORTÃO, MUSCULOSOS. BEM ALIMENTADOS ANDANDO DE JET-SKI. TEM É QUE DÁ MERDA PARA ESSES VAGABUNDOS QUE VIVE AS CUSTAS DO NOSSO DINHEIRO DADO PELO GOVERNO FEDERAL PARA TOMAREM TERRAS DE QUEM QUER TRABALHAR.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Funai de um jet ski para um índio passear na aldeia? 2) Qual é o contexto do vídeo atribuído à Funai e ao jet ski? 3) Quais são outras fake news que utilizam vídeos do índio Da Aldeia?

É verdade que a Funai de um jet ski para um índio passear na aldeia?

Não é verdade. Primeiro, porque uma doação como esta teria que passar por licitação (se tivesse, de fato, alguma utilidade) e nada consta em fontes confiáveis. Além disso, o personagem que consta na história já foi utilizado em diversas fake news.

Qual é o contexto do vídeo atribuído à Funai e ao jet ski?

Na realidade, a mensagem é uma zoeira do influencer Da Aldeia. Com milhões de seguidores em redes sociais, ele sempre grava vídeos provocativos falando que a Funai teria dado muito dinheiro.

Porém, o dinheiro que ele conquista é justamente por conta de vídeos como estes que estão circulando na internet. Muitos, aliás, são utilizados em fake news.

Quais são outras fake news que utilizam vídeos do índio Da Aldeia?

No Boatos.org, já tivemos que desmentir fake news que apontavam que o Da Aldeia ganhava R$ 15 mil por mês da Bolsa Funai, que cacique ganha até R$ 350 mil e que índios alimentavam cachorro com picanha com dinheiro do governo. Ou seja: se você vir algum vídeo com este rapaz, saiba que é uma peça de humor que está sendo utilizada como fake.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Funai deu um jet ski para índios passearem na aldeia. O vídeo é de um influencer famoso em redes sociais e foi utilizado de forma pejorativa por quem quer criticar o governo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).