Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que governo do Canadá e EUA alertaram para frio extremo no Brasil em 2024

É falso que governo do Canadá e EUA alertaram para frio extremo no Brasil em 2024

Frio extremo vai chegar ao Brasil em 2024 em mini era do gelo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O governo canadense e americano alertaram que um frio extremo vai chegar ao Brasil de 2023 em diante e haverá uma “mini era do gelo”.

Análise

Em tempos de chuvas em grande parte do Brasil, tem algumas pessoas que estão muito preocupadas com outra coisa: o frio. Isso ocorre também por conta de um vídeo publicado no TikTok e que está viralizando em outras redes sociais.

No vídeo, um jornalista anuncia para algo que poderia ocorrer em 2024 (de acordo com as legendas). O governo do Canadá e dos Estados Unidos teriam alertado para uma onda de frio extremo que poderia trazer temperaturas negativas.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Na legenda, chega a ser citada que iremos começar uma “mini era do gelo” por conta do frio. Leia a mensagem que circula na internet e a transcrição do vídeo:

Legenda: Frio extremo pode chegar no Brasil e nos EUA. 2024 em diante. Governo canadense e americano mandaram alertas. Mini era do gelo congelara as coisas. 

Transcrição: “O governo canadense e o governo americano mandaram alertas de que a concentração de frio e a densidade pode atingir 850 hectopascais. Sabe o que isso quer dizer? Que a temperatura pode ficar abaixo dos -10ºC nos estados do sul do país. E nos pontos mais altos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pode ultrapassar a marca dos -15ºC. O alerta foi para que o poder público brasileiro, particularmente desses estados, que não está preparado para frios com essa intensidade preparem equipes de salvamento, montem infraestrutura.

Por exemplo, o Morro da Igreja, em Santa Catarina, que é considerado o lugar mais frio do Brasil, temperatura pode ultrapassar a marca dos -15ºC. Isso é temperatura de Chicago nos inverno. É na semana que vem. É uma temperatura que queima a pele, congela. E como nós não estamos habituados aqui no Brasil, as pessoas precisam tomar cuidado, porque esse frio ele congela as extensões do corpo e você não sente. Você deixa de sentir as sensações do corpo e quando você se dá conta, gangrenou. Muita gente perde dedos dos pés, das mãos, não sente e nós não estamos habituados a isso. Então, gente, vamos se preparar.

A previsão para Porto Alegre é temperaturas abaixo de 0, mas na serra a coisa vai ser muito grave. Vamos ficar atentos! Esse é outro alerta que a Metsul tá dando também e que veio lá das autoridades canadenses e americanas. Normalmente, nós temos frios intensos aqui que duram, no máximo, 72 horas. Dessa vez, vai durar mais. O frio vai atingir o Uruguai, a Argentina, vai atingir o oeste da Argentina, ou melhor, o leste da Argentina, o norte do Uruguai e o Brasil, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, o sul do Mato Grosso e parte de São Paulo vão ser atingidos. O epicentro, e é aí que eu me assusto, o epicentro”.

Checagem

Antes de começar a falar sobre a checagem do conteúdo em si, temos uma informação que é, no mínimo, tranquilizadora. O mesmo vídeo já foi utilizado em outras diversas fake news sobre frio no Brasil. Desmentimos a mesma balela em 2023 (mais de uma vez, aliás).

Agora, vamos listar as perguntas que serão respondidas na parte da checagem do conteúdo. 1) É verdade que um frio extremo vai chegar no Brasil em 2024? 2) Qual é o contexto do vídeo que fala sobre frio extremo no Brasil em 2024? 3) Na época em que foi lançado, o vídeo era real?

É verdade que um frio extremo vai chegar no Brasil em 2024?

Não. Não consta nenhum alerta relacionado a frio extremo no Brasil no início de 2024. Os únicos alertas recentes são em relacionados a fortes chuvas que podem atingir o país neste início de ano (na realidade, já estão atingindo). Conforme apontamos anteriormente, o vídeo em questão sequer é de 2024.

Qual é o contexto do vídeo que fala sobre frio extremo no Brasil em 2024?

Na realidade, o vídeo em questão foi gravado em um programa de televisão do Rio Grande do Sul em julho de 2021. Na ocasião, o homem que “dá o alerta”, infelizmente, reproduz uma corrente falsa que circulava na internet na época.

Na época em que foi lançado, o vídeo era real?

Conforme falamos, nunca houve a tal previsão de frio extremo com até -15 Cº no Brasil. Na realidade, o que houve foi a reprodução de textos e áudios que falavam de outra fake news. Nunca o Brasil alcançou tal temperatura de forma oficial. 

Conclusão

Fake news ❌

Se você está preocupado com frio, pode ficar tranquilo. O conteúdo que está circulando é antigo e já na época não procedia. Ou seja: trata-se de um fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).