Foto mostra rodovia asfaltada (SP-321) pelo governo Bolsonaro #boato

Boato – Governo Bolsonaro asfalta rodovia SP-321, que seria de chão batido, e imagens mostram o antes e depois da obra. 

A proximidade das eleições presidenciais de 2022 está mexendo com os ânimos de muitos eleitores na internet. Com isso, muitos deles têm tentado relembrar alguns feitos e também algumas decisões não tão boas dos possíveis candidatos para a Presidência.

E infelizmente, nem só de verdades vive a internet. Na verdade, as fake news têm se tornado mais comuns e presentes do que esperávamos. Com isso, histórias falsas têm inundado a internet e causado bastante confusão e desconfiança por aí.

Nos últimos dias, uma publicação nas redes sociais deixou muita gente intrigada. De acordo com ela, o presidente Jair Bolsonaro teria asfaltado a rodovia SP-321. Segundo a história, a prova seria uma foto que mostra o antes e depois da obra. Ainda de acordo com a imagem, a rodovia, que anteriormente seria de terra, ganhou quatro faixas de asfalto e já estaria funcionando. “A cada ataque da turma do atraso é uma rodovia asfaltada”, diz a mensagem. Confira a imagem:

Foto mostra rodovia asfaltada (SP-321) pelo governo Bolsonaro?

A publicação fez sucesso nas redes sociais, em especial, em grupos de apoio ao presidente no Facebook. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta da origem das fotos.

Informações falsas sobre supostas obras e feitos do governo Bolsonaro não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria enviado tratores para a Bahia, mas o governador Rui Costa não os entregou. Também a que indicava que Bolsonaro teria construído uma cidade com 4 mil casas em Jucurutu (RN) e, por fim, a que apontava que Bolsonaro, com ajuda do Exército, teria começado a asfaltar a Transamazônica (BR-163).

Depois de lermos a mensagem, resolvemos procurar por mais informações na internet. Foi aí que descobrimos que as supostas imagens que comprovariam a tal obra, na realidade, não são nada do que parece.

As imagens, na verdade, mostram a rodovia Cezário José de Castilho (BR-321), no trecho que liga os municípios de Bauru e Arealva, no estado de São Paulo. Do lado esquerdo é possível ver a entrada do barracão do Sindicato dos Comerciários.

Ao pesquisar por mais informações, também descobrimos que a obra não é recente e muito menos foi executada pelo governo Bolsonaro. A obra de duplicação da rodovia Cezário José de Castilho (BR-321) foi anunciada em 2012 pelo governo estadual de São Paulo (na época, sob o comando do governo Geraldo Alckmin). As melhorias do trecho foram comandadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), que é vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do governo do estado de São Paulo, e entregues em 2015.

Se isso não bastasse, descobrimos também que as fotos utilizadas na história de hoje são muito semelhantes às fotos publicadas na página oficial do ex-governador Geraldo Alckmin. Em uma postagem realizada no dia 17 de setembro de 2014, Alckmin mostrou o andamento das obras, publicando diversas fotos de máquinas no local e do trecho de chão batido.

Já a imagem que mostra a rodovia pronta foi retirada do Flickr do governo do estado de São Paulo. A foto foi registrada pelo fotógrafo Edson Lopes e publicada, originalmente, no dia 28 de fevereiro de 2015 (data da entrega da obra).

Por fim, toda a história também foi desmentida por serviços de fact-checking no Brasil. O site Fato ou Fake ressalta que as imagens são da obra de duplicação da rodovia SP-321, realizada pelo governo de Geraldo Alckmin. Já o Projeto Comprova entrou em contato com o Ministério da Infraestrutura que, por sua vez, negou que a foto seja de uma rodovia federal (o que significa que a rodovia em questão não é responsabilidade do governo federal).

Em resumo: a história que diz que o governo Bolsonaro asfaltou a SP-321 e que fotos provariam a obra é falsa! Ao procurar pelas imagens na internet, descobrimos que elas foram retiradas da obra de duplicação e melhoria da rodovia Cezário José de Castilho (BR-321), no trecho que liga os municípios de Bauru e Arealva, no estado de São Paulo. A primeira foto, que mostra a obra em andamento é bastante parecida com as fotos publicadas pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em sua página oficial, em 2014. Já a foto da rodovia asfaltada foi retirada do Flickr do governo do estado de São Paulo, no dia da inauguração da obra, em 28 de fevereiro de 2015. Se isso não bastasse, o próprio Ministério da Infraestrutura afirmou que a rodovia mostrada na foto não é federal. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso