Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão #boato

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão #boato

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram 20 bandidos mortos na favela do Jacarezinho na hora em que foram presos. É o chamado “mugshot” que prova que todos eram bandidos.

Novamente, mensagens “passa pano” para a ação policial que resultou na morte de 28 pessoas no morro do Jacarezinho circulam na internet. Desta vez, a história aponta para imagens de 20 mortos na ação policial e seria a prova de que todos são “bandidos”.

As imagens em questão são o retrato de homens na hora da prisão (inglês, chamado de “mugshot”). As fotos seriam, de acordo com a mensagem, a prova de que era “tudo bandido” e a tentativa de justificar que mereciam morrer. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a imagem:

Versão 1: Foto dos “estudantes” mortos no Jacarezinho,RJ,em dia da formatura,segundo a Globo e os direitos “dumanus”. Versão 2: MORTOS PELA POLICIA CIVIL EM CONFRONTO NA FAVELA. A Foto dos bandidos mortos no jacarezinho, todos com passagens e envolvimento no tráfico e crime organizado!!! Porte de armas de guerra e outros crimes. Versão 3: OS INOCENTES DA REDE GLOBO. Foto de formatura dos ” estudantes” mortos no jacarezinho, segundo a Globo, ONU, OAB, DIDH, e sei lá mais quem… Só gente boa!

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens se espalharam entre perfis de “gente de bem” em redes sociais e chamaram muita atenção por aí. Porém, as fotos em questão não são de pessoas mortas na favela do Jacarezinho após confrontos com a polícia do Rio de Janeiro.

Como vocês que acompanham o Boatos.org já viram, o que não tem faltado são imagens e vídeos que estão sendo atribuídos erroneamente a personagens envolvidos na ação policial no Jacarezinho. Já desmentimos um vídeo falsamente atribuído à ação policial, um vídeo que apontaria para uma “festa” após o ocorrido e uma filmagem falsamente atribuída a mãe de uma das vítimas (desmentimos esse último boato em vídeo):

Assim como nos outros casos, a imagem que está circulando não tem nada a ver com o que ocorreu na favela do Jacarezinho. Na realidade, a imagem em questão é de um grupo de presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Parnamirim (no Rio Grande do Norte) em 2017. Essa matéria apontou que, na época, a Secretaria de Segurança Pública do estado divulgou as imagens de 80 fugitivos. A dos 20 utilizadas no boato estava entre elas.

Vale apontar que, de acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, 25 dos mortos no Jacarezinho tinham antecedentes criminais e outros dois, de acordo com depoimentos, teriam envolvimento com o tráfico (o outro morto era um policial). De qualquer forma, esse fato não justifica a matança de 28 em uma ação policial.

Resumindo: a imagem que está circulando como se fosse de “bandidos” mortos no Jacarezinho não tem nada a ver com o caso. A foto, na realidade, é de detentos que fugiram de uma penitenciária no Rio Grande do Norte em 2017 e não justifica a ação policial no local.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: