Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra policiais invadindo casa e executando homem no Jacarezinho #boato

Vídeo mostra policiais invadindo casa e executando homem no Jacarezinho #boato

Vídeo mostra policiais invadindo casa e executando homem no Jacarezinho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que policiais do Rio de Janeiro invadiram casa na favela do Jacarezinho e executaram um homem.

Após uma operação policial na favela do Jacarezinho (na cidade do Rio de Janeiro) resultar em (até o momento) 28 mortes, autoridades do judiciário e até organismos internacionais cobram explicações sobre o que teria ocorrido. Em meio a isso, um vídeo tem chamado atenção na internet.

As imagens (que obviamente não serão exibidas aqui) mostram supostos policiais arrombando uma casa e atirando em um homem que já estava caído no chão. Junto ao vídeo, há mensagens de que a ação teria sido filmada no Jacarezinho. Veja algumas delas abaixo:

Versão 1: CENAS FORTES: Policiais invadem casa e executam homem no chão durante chacina no Jacarezinho Versão 2: Execução filmada no Jacarezinho. Terrível. Versão 3: Cenas fortes de execução no Jacarezinho Versão 4: Foi assim no Rio de Janeiro, no Jacarezinho… EXECUÇAO FRIA, SUMÁRIA E ASSASSINA! SABEMOS QUEM ESTÁ POR DETRÁS… NADA COMO DESVIAR A ATENÇÃO DA CPI DO COVID-19

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 5: Chacina do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Um policial que faz este tipo de abordagem passa a ser bandido. Policial tem que ser treinado para prender e para se defender, e não para matar. É assim em todos os países desenvolvidos… Policial treinado para matar é polícia miliciana. Essa cena lamentável e inaceitável é uma cena de execução de uma pessoa já rendida, já desarmada e já sem representar qualquer perigo para os policiais. Um absurdo! O policial não pode agir como o bandido. Caso contrário, ele se transforma em um bandido igual ou pior.

Vídeo mostra policiais invadindo casa e executando homem no Jacarezinho?

Não demorou para o vídeo se espalhar na internet, como vocês viram, com diversas críticas à ação policial no Rio de Janeiro. Porém, o vídeo nada tem a ver com a ação da polícia na favela do Jacarezinho.

As mensagens que acompanham o vídeo já chamam atenção. Elas têm características de boatos online como ser vaga, alarmista e não citar qualquer fonte confiável que comprove a veracidade da informação.

Ao analisar o vídeo, podemos perceber, também, que os uniformes não se assemelham ao da polícia do Rio de Janeiro. Notamos também que não há qualquer insígnia de corporação nos uniformes (o que mostra que trata-se de um simulacro).

Ao procurar mais um pouco, chegamos a uma publicação no Twitter do vereador de Porto Alegre, Leonel Radde (PT) em que ele aponta que o vídeo não é do Rio de Janeiro. “Existe um vídeo sendo distribuído em grupos de Whats em que homens encapuzados, com roupas camufladas e coletes pretos executam um indivíduo deitado no chão. Esse vídeo NÃO É DO RJ. É de uma execução realizada por CRIMINOSOS fantasiados de policiais aqui no RS”, disse.

A tese é corroborada, inclusive, pelo sotaque dos homens na filmagem (muito parecido com do Rio de Grande do Sul e muito diferente do do Rio de Janeiro) e pelo fato de publicações que chegaram a falar que o caso teria acontecido no Jacarezinho terem se corrigido.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet como se fosse de uma execução na favela do Jacarezinho não foi gravado durante a ação policial que resultou em 28 mortos. O vídeo é antigo e os homens filmados não são policiais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: