Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão #boato

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão #boato

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram 20 bandidos mortos na favela do Jacarezinho na hora em que foram presos. É o chamado “mugshot” que prova que todos eram bandidos.

Novamente, mensagens “passa pano” para a ação policial que resultou na morte de 28 pessoas no morro do Jacarezinho circulam na internet. Desta vez, a história aponta para imagens de 20 mortos na ação policial e seria a prova de que todos são “bandidos”.

As imagens em questão são o retrato de homens na hora da prisão (inglês, chamado de “mugshot”). As fotos seriam, de acordo com a mensagem, a prova de que era “tudo bandido” e a tentativa de justificar que mereciam morrer. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a imagem:

Versão 1: Foto dos “estudantes” mortos no Jacarezinho,RJ,em dia da formatura,segundo a Globo e os direitos “dumanus”. Versão 2: MORTOS PELA POLICIA CIVIL EM CONFRONTO NA FAVELA. A Foto dos bandidos mortos no jacarezinho, todos com passagens e envolvimento no tráfico e crime organizado!!! Porte de armas de guerra e outros crimes. Versão 3: OS INOCENTES DA REDE GLOBO. Foto de formatura dos ” estudantes” mortos no jacarezinho, segundo a Globo, ONU, OAB, DIDH, e sei lá mais quem… Só gente boa!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Foto mostra 20 bandidos mortos no Jacarezinho na hora da prisão?

As imagens se espalharam entre perfis de “gente de bem” em redes sociais e chamaram muita atenção por aí. Porém, as fotos em questão não são de pessoas mortas na favela do Jacarezinho após confrontos com a polícia do Rio de Janeiro.

Como vocês que acompanham o Boatos.org já viram, o que não tem faltado são imagens e vídeos que estão sendo atribuídos erroneamente a personagens envolvidos na ação policial no Jacarezinho. Já desmentimos um vídeo falsamente atribuído à ação policial, um vídeo que apontaria para uma “festa” após o ocorrido e uma filmagem falsamente atribuída a mãe de uma das vítimas (desmentimos esse último boato em vídeo):

Assim como nos outros casos, a imagem que está circulando não tem nada a ver com o que ocorreu na favela do Jacarezinho. Na realidade, a imagem em questão é de um grupo de presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Parnamirim (no Rio Grande do Norte) em 2017. Essa matéria apontou que, na época, a Secretaria de Segurança Pública do estado divulgou as imagens de 80 fugitivos. A dos 20 utilizadas no boato estava entre elas.

Vale apontar que, de acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, 25 dos mortos no Jacarezinho tinham antecedentes criminais e outros dois, de acordo com depoimentos, teriam envolvimento com o tráfico (o outro morto era um policial). De qualquer forma, esse fato não justifica a matança de 28 em uma ação policial.

Resumindo: a imagem que está circulando como se fosse de “bandidos” mortos no Jacarezinho não tem nada a ver com o caso. A foto, na realidade, é de detentos que fugiram de uma penitenciária no Rio Grande do Norte em 2017 e não justifica a ação policial no local.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: