Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fiat Idea branco que faz Uber (táxi) está realizando assaltos #boato

Fiat Idea branco que faz Uber (táxi) está realizando assaltos #boato

Fiat Idea branco que faz Uber (táxi) está realizando assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O motorista do TJ, que faz Uber, mandou avisar que um Fiat Idea branco está realizando assaltos disfarçado de Uber (táxi).

É inegável que aplicativos de transporte revolucionaram muita coisa em termos de mobilidade urbana. Porém, também é fato que a “ruptura” tem trazido problemas e questões a serem ajustadas. Dentre problemas trabalhistas, sobre legislação que tange à atividade e outros, um dos que mais causa preocupação é a segurança.

Recentemente, uma série de motoristas de aplicativos foi vítima de assaltos. Mas de acordo com um texto que circula na internet, o problema também atinge um grupo de passageiros: os clientes do Fiat Idea branco. Leia o alerta que viralizou por aí:

Oi meninas, meu motorista do TJ trabalha também no Uber e me avisou p ter cuidado com um carro branco – Fiat Idea – por ser suspeito aos usuários de táxi/aplicativos

Fiat Idea branco que faz Uber (táxi) está realizando assaltos?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A tal mensagem, por incrível que pareça, se espalhou com força pelo WhatsApp. Mas será mesmo que todo esse pânico vale a pena? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando recebemos o texto de algum dos nossos solícitos leitores, já sabíamos de duas coisas: 1) A mensagem não faz muito sentido. 2) Ela é uma evolução de um falso alerta já desmentido aqui. Vamos aos fatos.

Só pela forma que a mensagem está escrita, ela já não merecia o compartilhamento. Além de ter características de boatos online, trata-se de um alerta absurdo.

Pense bem. A mensagem não aponta onde estaria ocorrendo os tais assaltos (o que abre muito o leque de possibilidades). Ao descrever a característica do meliante, o alerta continua vago. Ou alguém acredita que todo Fiat Idea branco que faz Uber tem um ladrão no volante?

Como falamos antes, a mensagem não só não faz sentindo como é uma evolução (o melhor termo seria involução) de um boato. Em 2017, o Boatos.org desmentiu uma fake news muito parecida. Na ocasião, o acusado tinha nome e o carro tinha placa. Só havia um detalhe: o carro (que era preto) estava apreendido e o homem preso.

Resumindo: além de ser tosco, o alerta que fala que alguém com um Fiat Idea branco está realizando assaltos enquanto faz Uber (ou táxi etc) é falsa. É só mais uma balela sobre segurança que só serve para assustar geral.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.