Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exército tomou a estação Calmon Viana da CPTM em São Paulo #boato

Exército tomou a estação Calmon Viana da CPTM em São Paulo #boato

Exército tomou a estação Calmon Viana da CPTM em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que, depois do pedido de patriotas, o Exército tomou a estação Calmon Viana, da CPTM, em São Paulo.

Agora há pouco, quando desmentimos a fake news que apontava que o Exército havia sido mandado para a fronteira do Brasil com a Venezuela, apontamos que uma onda de fake news sobre ações das Forças Armadas estava se criando. Vamos falar de mais uma delas.

Um vídeo gravado na estação Calmon Viana da CPTM está circulando junto com a mensagem que aponta que as imagens são de novembro de 2022 e que o Exército havia tomado o local. Leia algumas das imagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Exército fazendo formação na plataforma da CPTM ! Versão 2: Vejam estação de Trem em São Paulo Cheio de Homens do Exército CPTM Versão 3: Genteee Estação CPTM Calmon Viana, zona Leste de SP Chegou um vídeo pra mim pelo WhatsApp,  mas quero confirmar primeiro com outras pessoas.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 4: Teriam já Policiais do Exército transitando por lá? Alguém pode confirmar pra mim por favor? O vídeo parece real.. Versão 5: Exercito na CPTM, estação de Calmon Viana dia 07.11 O que está por vir?

Exército tomou a estação Calmon Viana da CPTM em São Paulo?

O vídeo deixou alguns dos manifestantes que foram para as portas dos quartéis animados com a possibilidade de os “protestos nos quartéis” terem dado certo. Porém, o vídeo não tem nenhuma relação com as manifestações dos últimos dias.

Os textos que circulam online têm algumas das principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, têm sido recorrente este tipo de boato (como mostramos agora há pouco).

Ao buscar por mais informações a respeito do assunto, descobrimos um desmentido por parte da própria CPTM. Na realidade, o vídeo é de 2018 e foi parte de um treinamento das Forças Armadas. Veja o que diz a nota da Companhia:

É #FAKE vídeo com informações de que as Forças Armadas estão na Estação Calmon Viana da CPTM. A Informação veiculada no vídeo NÃO é verdadeira! Em 2018 foi realizado um treinamento das Forças Armadas denominado Exercício Anhanguera, que tem como finalidade preparar recrutas às atividades de Garantia de Lei e da Ordem. A CPTM cedeu o espaço nas estações Calmon Viana e Suzano para este treinamento.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército invadiu e tomou a estação Calmon Viana da CPTM, em São Paulo. O vídeo é de 2018 e a própria companhia de trens já desmentiu a balela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso