Estado Islâmico ameaça o Brasil, apontam notícias falsas

Boato – Estado Islâmico ameaça o Brasil e diz que o país será alvo de ataques caso haja apoio à França.

Importante: no dia 14/04/2016, a Abin divulgou que houve ameaça em redes sociais contra o Brasil por conta de um membro do Estado Islâmico. Há algumas considerações a fazer. 

1 – O tuíte divulgado sequer viralizou na época. Todos os textos desmentidos davam conta de outras fontes como blogs de notícias falsas e sites caça-cliques. Não confunda alhos com bugalhos.  

2 – Estamos investigando o assunto para saber a da em que a ameaça foi feita. Mas gostaríamos de saber se o tuíte não foi motivado pela onda de notícias falsas que circulavam na internet à época. Vale lembrar que alguns boatos davam conta que o Brasil tentaria atacar o Estado Islâmico e que Dilma apoiaria a França. 

Quem está acompanhando as postagens do Boatos.org nesses dois últimos dias pode perceber que os atentados terroristas na França estão dominando a boataria na internet. Grande parte deles está relacionado ao medo de uma possível ação do Estado Islâmico no Brasil.

Estado Islâmico ameça Brasil, diz boato
Estado Islâmico ameça Brasil, diz boato

Já desmentimos aqui três questões que poderiam estar relacionadas a ataques terroristas no país. Primeiro falamos de uma entrevista onde uma especialista diz que o Brasil poderia ser alvo do grupo. Depois, falamos do boato que o grupo teria tentado atacar o Cristo Redentor. Por fim, falamos da informação falsa de que Dilma teria declarado guerra ao ISIS. Se você acha que a boataria parou, a resposta é não.

Cansado de desmentir notícia por notícias, resolvemos juntar em grupos informações falsas que falam do atentado. E a última delas dizia que o Estado Islâmico está ameaçando o Brasil. Veja três casos:

1 – Estado islamico ameaça o Brasil e diz que o país será alvo de ataque caso aja apoio a França. Site: Zap Notícias 3544:

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 1
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 1

Ao ver no Facebook a informação, você clica e entra no site. Um detalhe: o site ganha por casa visita que recebe do Facebook. Quando você chega à página, só vê o título, o texto sem nenhuma informação e o pedido de compartilhamento. O pior é que muita gente compartilha e ajuda a espalhar o boato.

2 – Estado islamico ameaça o Brasil. Horas depois de dilma apoia o bonbardeio contra o estado islamico video foi plublica uma ameaça a capital brasileira(brasilia) e sua maior metrópoles. Site: Folha Ponto Co.

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 2
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 2

Mais um caso de caça-clique no Facebook. Ao clicar na notícia, você vê o número de pessoas que entraram nela. Até o nosso acesso, foram mais de 230 mil. E o nome do site é “Falsas Notícias”. Precisa dizer mais algo?

3 – Estado Islamico Ameaça O Brasil E Diz Que Também Será Alvo Dos Ataques Caso Aja Apoio a França. Site: Record News Ponto Co.

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 3
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 3

O caso é igual ao anterior. A diferença é que “só” 40 mil tinham visto a notícia.

Como você pode perceber, a boataria rolou solta em respeito a ataque do Estado Islâmico no Brasil. Mas deixamos bem claro (até em letras maiúsculas): ATÉ O MOMENTO NÃO HOUVE NENHUMA DECLARAÇÃO DO ESTADO ISLÂMICO AMEAÇANDO O BRASIL. Seria bom que vocês se informassem antes de acreditar nisso e que tivessem o bom senso de compartilhar só a verdade.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)