Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Escada rolante que não funciona é um perigo, mostra vídeo #boato

Escada rolante que não funciona é um perigo, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra que escada rolante que não funciona é um perigo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se você estiver passando por uma escada rolante que não está funcionando, cuidado. Vídeo mostra o que acontece quando este tipo de escada está parada.

Em tempos de “entressafra” (felizmente) de fake news, pessoas ávidas por compartilhar histórias “bombásticas” se contentam com conteúdos antigos. É o caso de uma história que está fazendo sucesso em algumas redes sociais.

Um vídeo terrível de uma escada rolante “engolindo” um homem está circulando junto com uma suposta “dica de segurança”. O texto aponta que o motivo do acidente seria a escada rolante estar parada e que nunca deveríamos a utilizando quando ela não estivesse funcionando. Leia a mensagem que circula online:

UTILIDADE PÚBLICA: Quando uma escada rolante não estiver funcionando, não a use como escada, porque o peso das pessoas em cima da escada rolante pode forçá-la a rolar e com velocidade sem controle, além disso, alguns degraus da escada poderão cair.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O objetivo do vídeo é consciencializar quando olharmos uma escada rolante parada num local de grande tráfego de pessoas utilizarmos as escadas fixas. No Metrô, por exemplo, onde toda hora circulamos. Por favor, repassem  para os outros com essa observação. Outra coisa pela própria segurança do trabalho as escadas paradas devem ser interditadas pelos proprietários.

Vídeo mostra que escada rolante que não funciona é um perigo?

Agora, em 2023, a história está circulando com todas as forças na internet. Porém, trata-se de uma fake news que já circula há alguns anos. Desmentimos esta tese em 2018 e em 2020. Nas ocasiões, explicamos a origem dos vídeos e por que o alerta não procede. Relembre:

De fato, o vídeo pode deixar muita gente temerosa em relação ao uso do aparato. Mas será mesmo que o alerta em questão é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim como falamos em 2017, o primeiro ponto que nos chamou atenção foi a mensagem. Como todo “bom boato que nunca morre”, ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista (muito, por sinal), com erros de português, pedido de compartilhamento é não citar fontes confiáveis.Para além disso, nada encontramos sobre escadas rolantes paradas e seus riscos em qualquer fonte confiável.

Quanto ao vídeo em questão, ele não teve nada a ver com o fato da escada estar parada. Relembre o que escreveu Carol Lira na época do último desmentido relacionado ao assunto:

Segundo informações do site de notícias IG, o acidente aconteceu na estação de metrô Ayazaga, em Istambul, na Turquia. As imagens, registradas por câmeras de segurança, mostram o momento em que Mehmet ali Erik foi “engolido” pela escada rolante que estava com defeito, inclusive, havia uma placa informando o mau funcionamento da escada (que foi ignorada, por sinal).

Além disso, a probabilidade de se envolver em um acidente com a escada rolante em movimento é muito maior do que com ela parada. As notícias de acidentes estão aí e não nos deixam mentir. Em 2015, uma mulher morreu presa ao mecanismo da escada rolante em um shopping, na China. Já, em Hong Kong, um acidente causado pelo mau funcionamento da escada deixou pelo menos 18 feridos.

Carol, lembrou inclusive que  há locais em que escadas rolantes estão paradas há muito tempo. É o caso da rodoviária do Plano Piloto, localizada em Brasília. Por lá, escadas rolantes estão desligadas desde 2005 (e contando) e nunca houve acidentes. Outra coisa que ela lembrou foi que há, sim, cuidados importantes a serem tomados quando usamos escadas rolantes e que o fato dela estar ligada ou desligada não modifica o procedimento. Veja o que foi dito:

Vale lembrar que é importante ter cuidado com escadas rolantes. A propósito, as recomendações continuam as mesmas: crianças devem estar acompanhadas por um adulto, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas transportando carrinhos de bebê devem optar pelo elevador, além de tomar cuidados com saias, vestidos longos e o cadarço do calçado.

É importante citar que, desde quando fizemos os primeiros desmentidos, não ocorreu nenhum fato relevante que endosse a tese de que as escadas rolantes são um perigo. Ou seja: o que é dito continua valendo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o acidente ocorrido no vídeo em questão tenha sido causado por conta de uma escada rolante quebrada. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm