Andar em escada rolante parada é um perigo, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado na internet alerta para o perigo de andar em uma escada rolante parada. Mensagem aponta que peso das pessoas pode romper a esteira que contém os degraus.

Nos finais de semana não é difícil encontrar shoppings lotados. O vai e vem entre lojas e a praça de alimentação é comum para muita gente. Porém, o “sobre e desce” nas escadas rolantes pode representar alguns perigos. É o que indica um vídeo que circula pela internet.

As imagens, compartilhada por usuários do WhatsApp, mostra um grande número de pessoas transitando em uma escada rolante que está parada. Após alguns segundos, o vídeo mostra o momento em que uma pessoa é “engolida” pela escada. No texto, a mensagem diz “nunca desça uma escada rolante parada. Olha o que acontece por causa do peso”. Em outro alerta, o texto diz que “Olha o perigo que é descer uma escada rolante que está parada! Nunca imaginaria que o peso das pessoas poderia romper a esteira que contém os degraus”. Confira o vídeo:

Andar em escada rolante parada é um perigo, mostra vídeo?

Se você assistiu o vídeo e ficou assustado com a mensagem, calma lá. Antes de sair compartilhando o alerta e as imagens nos grupos de WhatsApp, saiba que a informação não procede. Vamos aos porquês.

De fato, o vídeo é real. É uma pena que não podemos dizer o mesmo sobre a mensagem por trás dele, e isso acontece por três motivos: o primeiro deles está no próprio acidente que, ao contrário do que dizem, ele não ocorreu porque a escada rolante estava parada e, sim, porque estava com defeito.

Segundo informações do site de notícias IG, o acidente aconteceu na estação de metrô Ayazaga, em Istambul, na Turquia. As imagens, registradas por câmeras de segurança, mostram o momento em que Mehmet ali Erik foi “engolido” pela escada rolante que estava com defeito, inclusive, havia uma placa informando o mau funcionamento da escada (que foi ignorada, por sinal).

Outro detalhe importante: ao contrário do que dizem em algumas versões da mensagem, o sujeito não morreu. Apesar de ficar preso durante uma hora, o homem foi socorrido pelos bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves.

O segundo ponto está no fato de que existem lugares em que a escada rolante está parada há bastante tempo. É o caso das escadas rolantes da Rodoviária do Plano Piloto (principal terminal de ônibus do Distrito Federal), em Brasília, que estão paradas desde 2005, e que, no caso, nunca provocou nenhum acidente.

Além disso, a probabilidade de se envolver em um acidente com a escada rolante em movimento é muito maior do que com ela parada. As notícias de acidentes estão aí e não nos deixam mentir. Em 2015, uma mulher morreu presa ao mecanismo da escada rolante em um shopping, na China. Já, em Hong Kong, um acidente causado pelo mau funcionamento da escada deixou pelo menos 18 feridos.

Vale lembrar que é importante ter cuidado com escadas rolantes. A propósito, as recomendações continuam as mesmas: crianças devem estar acompanhadas por um adulto, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas transportando carrinhos de bebê devem optar pelo elevador, além de tomar cuidados com saias, vestidos longos e o cadarço do calçado.

Resumindo: o alerta que aponta que andar em escada rolante parada é um perigo é falso. Aliás, se há uma recomendação nesse alerta é para não andar em escadas rolantes com defeito. Em tempo: antes de se desesperar, saiba que a escada rolante é, junto com o elevador, considerada o meio de transporte mais seguro do mundo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

6 comentários em “Andar em escada rolante parada é um perigo, mostra vídeo #boato

  • 06/12/2018 em 01:45
    Permalink

    Já subi e desci muito por escada rolante que estava parada, ou seja fora de funcionamento. Nunca aconteceu nada de grave.

    Resposta
  • 01/12/2018 em 08:55
    Permalink

    Só achei estranho (penso que não deve ter acontecido) a Turquia ter colocado aviso de escada com defeito ao invés de interditá-la. Não me convenceu. Outra coisa, a escada não estava em movimento CF falado, estava parada.

    Resposta
  • 10/05/2018 em 20:15
    Permalink

    Por favor gostaria de saber se o caso de Suzane Richtthofen de estar em liberdade para comemorar o dia das mães é verdade ou mentira?
    Seria um absurdo mas neste país ultimamente a coisas anormais sendo tratadas como abuso.
    Obrigada

    Resposta
  • 10/05/2018 em 18:42
    Permalink

    Quanto vocês receberam para defender os fabricantes de escada rolante ? Vocês pensam que todo mundo do é otario???

    Resposta
    • 15/11/2018 em 11:56
      Permalink

      Quem tiver um mínimo de senso já aprendeu durante sua vida que qualquer coisa em movimento oferece mais perigo que imóvel (de maneira geral).

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)