Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doa-se filhote de labrador, já morreram quatro #boato

Doa-se filhote de labrador, já morreram quatro #boato

Boato – Doa-se cães da raça labrador porque a mãe não quer alimentar os filhotes e já morreram quatro. Falar com Jana.

Não foram raras as vezes em que falamos aqui no Boatos.org de histórias falsas que se espalharam na internet graças à “boa intenção (aquela mesma que há de monte no inferno) de pessoas”. E graças aos “bondosos e inocentes” fotos de pessoas mortas, bebês doentes e campanhas falsas circulam online. O pior é que algumas histórias até podem ter nascido com boas intenções, mas se perderam a cada compartilhamento errado.

Pois então, circula na internet a informação de que Jana, uma dona de cães da raça labrador, estaria doando “filhotes” (não sabemos quantos). O motivo: a mãe não quer alimentar os cãezinhos e quatro já morreram. É de partir o coração. Leia:

Doa-se filhote de labrador, a mãe não quer alimentar os filhotes, então a doação é imediata e eles tem que ser alimentados na mamadeira! Por favor passem pra frente, é urgente a doação a dona não tá dando conta de cuidar de todos os filhotes e já faleceram 4! Contato: Jana (telefone)

Jana está doando filhotes de labrador?

A história se espalhou pelo Facebook e WhatsApp. E foi aí que ela se perdeu. Na nossa rápida pesquisa sobre o que já foi compartilhado sobre o assunto, achamos versões da história no Rio de Janeiro, Goiânia, interior de São Paulo, interior de Minas Gerais, Brasília,  Caruaru (PE) e outras cidades. Também vimos versões com o número de telefone diferente daquele citado e outras “donas dos cães” (Miriam, Débora e outras).

Vocês sabem o que significa isso, não é? Exatamente: se algum dia houve intenção de doar filhotes, ela já se transformou em um boato daqueles dos grandes da internet. Se você ainda acha que não, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Normalmente, este tipo de texto é criado com “más intenções” (que o inferno também tem de monte). Preste atenção nos detalhes: o post pede compartilhamento, o número de telefone não tem sequer DDD (o que facilita que a mensagem seja repassada em cidades diferentes) e também não há informações básicas (como número de cães, onde encontrar etc).

Para que o texto realmente tivesse alguma validade, ele não só precisaria ter informações mais exatas como também deveria ter o aval de uma das milhares de OnGs que ajudam na doação de cachorros no Brasil. Ou seja, “Jana” deveria ter procurado uma OnG e falado da situação. Se a organização fosse compartilhar no Facebook (normalmente elas têm muitos seguidores), com certeza a informação também estaria mais exata. Será que a mulher não pensou nisso antes de anunciar a doação?

Digamos que a tal “dona Jana” vacilou em todas as informações acima e incorreu no erro de postar a tal doação no Facebook. Com os milhares de compartilhamentos que a mensagem teve e com o valor que o labrador tem de mercado (é comum que seja vendido e não doado), você pode ter certeza que ela já conseguiu doar os cães (ou perder o número de telefone, dada a quantidade de ligações que deve ter recebido).

Resumindo: parem, por favor, de compartilhar esta história de cães labradores que estão para doação. Além de não sabermos em qual cidade seria a tal doação, a exposição do número de telefone de alguém, sem dúvida, mais atrapalha do que ajuda.

Confira a versão 2018 da história:

Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato