Detran vai multar e punir com pontos que estiver dirigindo sem máscaras #boato

Boato – O Detran e a Polícia Militar vão punir quem estiver dirigindo sem máscaras. A multa será de R$ 128 e a pessoa vai ser punida com três pontos na CNH.

Como muita gente sabe, há alguns boatos que só precisam de uma pequena modificação para viralizarem novamente. É o caso da história de hoje, que fala sobre uma “sanção” para quem dirigir sem máscaras.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, o Detran resolveu começar a dar uma multa de R$ 128 e três pontos na CNH a todas as pessoas que estiverem dirigindo sem máscaras. A mensagem está circulando, principalmente, por WhatsApp. Leia:

DETRAN e Policia militar estão orientados a multa Aparti de amanhã quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa 128 Reais . Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem .

Detran vai multar e punir com pontos que estiver dirigindo sem máscaras?

A mensagem deixou muita gente assustada e também levantou dúvidas na população. Mas será mesmo que o Detran resolveu multar as pessoas que estiverem dirigindo sem máscaras? A resposta é não. Mais do que isso, esse boato (sem o “Detran” como personagem) foi desmentido outro dia. Leia o que escrevemos:

Confira o desmentido em vídeo:

De cara, a mensagem já nos deixa desconfiados. Ela tem algumas características de boatos online como ser vaga (não diz sequer a cidade da Guarda Municipal e o estado da Polícia Militar), alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação em fontes confiáveis.

Para além disso, esse tipo de boato é um clássico na história do Boatos.org. Já desmentimos boatos sobre valores de multas do Detran, valores errados em uma lei do bafômetro e informações sobre multas em radar. Com esse histórico e características, resolvemos buscar por mais detalhes. Não demorou muito para descobrimos que é fake.

Apesar de, de fato, a não-uso das máscaras gerar multas em alguns estados (vimos medidas no Paraná, cidades do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e outros). Porém, não achamos nada sobre sanções na CNH em relação ao não-uso do equipamento de proteção. Nem no Código Nacional de Trânsito há algo do tipo.

Vale dizer que, apesar não existir uma regra que aponte para sanções na CNH, é importante que motoristas que não estiverem sozinhos em um carro usem a máscara e, mesmo que a pessoa esteja sozinha, não tirar a máscara dentro do veículo faz com que ela toque no equipamento menos vezes e, consequentemente, evite contaminações.

Resumindo: a história que aponta que o Detran está multando que estiver dirigindo sem máscara é falsa. Apesar de recomendarmos o uso dela “o tempo todo em que você estiver na rua” e existir multas, a sanção em questão é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet