Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Crocodilo australiano é avistado em praias do Brasil (RS, RJ e SC) #boato

Crocodilo australiano é avistado em praias do Brasil (RS, RJ e SC) #boato

Boato – Atenção! Crocodilo australiano de sete metros é encontrado em praias do Brasil. Algumas são Cidreira (RS), Imbé (RS), Daniela (SC) e Niterói (RJ).

Cassius, o crocodilo australiano de quase cinco metros e meio e mais de uma tonelada capturado no rio Finniss lá na década de 1980 é o maior crocodilo em cativeiro do mundo. Assustador, não? Deve ser por isso que uma notícia que circula na internet e aponta que crocodilos de água salgada como Cassius têm “visitado” praias brasileiras fez tanto sucesso na web.

A informação que viralizou nos últimos dias aponta para o flagrante de um crocodilo australiano na Lagoa de Itaipu, em Niterói. Junto às imagens do réptil gigante, o alerta afirma que “guardas ambientais e bombeiros de Niterói fazem busca para encontrar um grande crocodilo de água salgada”. Não por acaso, depois do sucesso na web, misteriosamente, o animal também “apareceu” em Cidreira, Imbé e Torres, no Rio Grande do Sul, e na praia de Daniela, Ingleses e Santinho, em Santa Catarina. Confira algumas versões:

Versão 1:Atençao,guardas ambientais e bombeiros de Niteroi fazem busca para encontrar um grande crocodilo de agua salgada vindo possivelmente da Australia usando as correntes maritimas ,o reptil gigante já atacou alguns barcos e já suspeita de pessoas desaparecidas na lagoa de Itaipu onde o mesmo já foi visto e atacou barcos ,,,,alerta maxímo 

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Crocodilo Australiano de águas salgadas medindo 7 mts e pesando aproximadamente 1.500kg foi avistado em cidreira e imbe houve relatos de que estava na praia do farol em Torres todo cuidado é pouco. Versão 3: Crocodilo Australiano de águas salgadas medindo 7 mts e pesando aproximadamente 1.500kg foi avistado na praia da Daniela, ingleses e santinho houveram relatos de que estava também nas gaivotas todo cuidado é pouco.

Crocodilo australiano foi avistado em praias do Brasil?

É claro que muita gente compartilhou as imagens acreditando que estava fazendo uma “boa ação”, assim como acreditaram que se tratava de um alerta real. Mas a verdade é que o alerta não faz o menor sentido. Entenda os porquês.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está nas diversas versões da história. O fato da mesma imagem mostra o animal em diversos estados é típico de “história de pescador”. E tem mais: o crocodilo nadou da Austrália até o Brasil? Quê? Para além disso, a mensagem carrega o enredo básico de boatos online: vaga, alarmista e sem fontes confiáveis.

Vale lembrar que no Brasil não existem crocodilos, somente jacarés. Por sinal, o Boatos.org já desmentiu uma história semelhante em 2017: vídeo mostra Jacaré em praia no RJ e outros locais do Brasil. Nela, também explicamos que a chance dos répteis gigantes serem encontrados em praias brasileiras é igual a zero.

Ao buscar mais informações sobre o caso, não encontramos nada. Melhor dizendo, encontramos a origem das imagens que por acaso não é no Brasil. Na realidade, o clique foi registrado por Sharon Scoble na praia de Cable Beach de Broome, na Austrália, em 2014.

Resumindo: a história de que crocodilo australiano é avistado em praias do Brasil é falsa. As imagens, além de antigas, não foram registradas no Brasil. Ou seja, pelo menos aqui estamos livre dos “bichinhos”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.