Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Comandante da PM do Rio desafia Fux e STF a subirem morro em ação policial #boato

Comandante da PM do Rio desafia Fux e STF a subirem morro em ação policial #boato

Comandante da PM do Rio desafiou Fux e STF a subirem morro em ação policial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro que desafiou Luiz Fux e outros ministros do STF e subirem o morro durante operação policial.

Sempre que ações policiais em regiões periféricas resultam em mortes, fake news tendem a aparecer na internet. A última das histórias surgiu após o ministro do STF Luiz Fux se reunir com o comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro para conversar sobre ações como a que resultou em 23 mortes na Vila Cruzeiro.

De acordo com mensagens que circulam online, o “comandante da PM do Rio de Janeiro” (identificado pela por uma foto) teria feito um desafio a Fux e a outros ministros do STF: ele teria os “convidado” a subir o morro durante uma operação policial. Leia a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagem:

Comando da PM/RJ convida Ministro Fux, para subir em uma operação junto com a PM Campanha- VAI FUX VAI Já pensou ? Fux pediu explicação da PM para as mortes d traficantes na comunidade do RJ, o comandante da PM fez a seguinte colocação: Vista uma roupa da polícia militar, junto com outros ministros do STF, empunhem um fuzil, entrem numa favela do RJ e vcs terão as explicações!

Comandante da PM do Rio desafiou Fux e STF a subirem morro em ação policial?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não demorou muito para a história se espalhar entre aqueles que defendem a tese errática do “bandido bom é bandido morto”. Só que, ao contrário do que muitos estão acreditando, a mensagem que circula por aí não procede.

Para começar, falas falsamente atribuídas a figuras conhecidas são comuns na internet. No Boatos.org, desmentimos, por exemplo, a delegados de polícia, generais e até a um diretor da Polícia Federal.

Ao buscar mais detalhes sobre o conteúdo, descobrimos que a informação não procede. Ao procurar pela fonte da informação, descobrimos que ela brotou nas redes sociais (no formato da imagem + texto).

Para piorar, a pessoa da foto sequer é o atual comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A pessoa da foto é o coronel Luis Cláudio Laviano. Ele assumiu o posto em 2018 e ficou até o início de 2019. O atual comandante é Luiz Henrique Marinho Pires.

Ao buscar por detalhes da reunião de Luiz Fux e Luiz Henrique Marinho Pires, nada encontramos sobre o desafio em questão. Ao contrário, de acordo com essa matéria da Gazeta do Povo, Fux foi convidado para dar uma palestra para oficiais da corporação. De acordo com coluna de Ancelmo Gois, no O Globo, a conversa teve um “clima ameno”. 

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o comandante da PM do Rio de Janeiro deu uma resposta ríspida ao ministro do STF Luiz Fux e o “convidou” a subir o morro em uma operação policial. A foto na publicação está errada (é de um comandante antigo) e o encontro dos dois, de acordo com fontes confiáveis, não teve nada do que foi dito na mensagem viral.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: