Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Coelba anuncia desligamento de energia elétrica em toda Bahia em março de 2023 #boato

Coelba anuncia desligamento de energia elétrica em toda Bahia em março de 2023 #boato

Coelba anuncia desligamento de energia elétrica em toda Bahia em março de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em comunicado, Coelba informa que fará desligamento de energia elétrica em todo o estado da Bahia, em março de 2023

A falta de água, energia elétrica ou internet sempre causam grandes preocupações, uma vez que se tratam de serviços básicos e extremamente necessários. Sem água e luz, não podemos fazer coisas habituais, como cozinhar ou usar o banheiro.

Por conta disso, é sempre muito estressante passar muito tempo sem esses serviços básicos. Especialmente, quando a falta deles ocorre de maneira inesperada e sem aviso prévio, como acidentes que exigem a interrupção do fornecimento desses serviços.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o estado da Bahia deve passar por poucas e boas no dia 18 de março de 2023. Segundo a publicação, todo o estado da Bahia vai ficar sem energia elétrica nesta data. Ainda segundo a publicação, o anúncio teria sido feito pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“COMUNICADO. Comunicamos que sábado (18/03/2023), haverá desligamento da subestação de energia elétrica das 7h às 12h, em razão da realização de manutenção. Isto posto, requeremos que todos retire os aparelhos eletrônicos das tomadas ao final do expediente na sexta-feira dia 17/03/2023, inclusive impressoras, scanners, frigobar, cafeteiras, dentre outros equipamentos. Em caso de alimentos armazenados em refrigerador, sugerimos que sejam consumidos ou descartados, pois estão sujeitos a deterioração. Agradecemos a colaboração de todos. Diretoria administrativa – DA Coordenação de Encargos Gerais – CEG Coordenação de Manutenção/CEG GOVERNO DO ESTADO BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO”.

Coelba anuncia desligamento de energia elétrica em toda Bahia em março de 2023?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos baianos preocupados com a situação. Apesar disso, a história não é verdadeira e a explicação fica por conta da interpretação equivocada do comunicado.

Ao se deparar com a história de hoje, logo ficamos desconfiados. Ela reúne diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre interrupções no fornecimento de energia e de água não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a empresa Light iria desligar a energia elétrica no Rio de Janeiro, na hora da final da Libertadores, em novembro de 2019. Também a que indicava que o diretor da Elektro, Ricardo Soares, teria dito que governo Temer iria fazer um corte de energia em todo o Brasil e, por fim, a que apontava que a Cedae faria uma manutenção em Guandu, em setembro de 2021, e iria cortar o fornecimento de água.

Diferente de outras fake news, a história de hoje cita uma fonte confiável: a Coelba, a empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado da Bahia. Ao procurar pelo assunto nas páginas oficiais da empresa, descobrimos que a própria companhia e o governo da Bahia já haviam desmentido a informação.

Na realidade, o anúncio de desligamento de energia se restringia ao prédio da Secretaria de Educação da Bahia, que foi a responsável pelo comunicado. Como é possível observar, o comunicado não falava sobre uma interrupção geral no estado da Bahia. A história foi desmentida por páginas locais, que também entraram em contato com a Coelba. Em nota, a companhia informou que qualquer manutenção programada é informada previamente por meio dos canais oficiais da Coelba e de veículos de comunicação. Por fim, a Secretaria de Educação da Bahia informou que o aviso foi enviado, internamente, para os funcionários e nem deveria ter sido compartilhado, pois se trata de um assunto interno.

Em resumo: a história que diz que a Coelba anunciou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em todo o estado da Bahia, em março de 2023 é falsa! O comunicado é real, mas não tem nada a ver com uma interrupção  generalizada no estado da Bahia. O aviso, na verdade, foi escrito pela Secretaria de Educação da Bahia e o comunicado era válido apenas para o prédio da instituição, que está passando por uma manutenção preventiva. A própria Coelba e o governo da Bahia também desmentiram a informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: