Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo fará corte de energia em todo Brasil, diz Ricardo Soares, diretor da Elektro #boato

Governo fará corte de energia em todo Brasil, diz Ricardo Soares, diretor da Elektro #boato

Boato – Em áudio no WhatsApp, Ricardo Soares, diretor da Elektro (companhia de energia de Mato Grosso do Sul) denuncia que governo de Temer e deputados assinaram uma liminar que determina corte de energia elétrica em todo Brasil por causa da greve dos caminhoneiros.

A greve dos caminhoneiros se encaminha para o seu fim. Sete dias após os manifestantes pararem estradas e, posteriormente, diversos setores do país, grupos têm se desmobilizado e o governo está prometendo atender a algumas reivindicações da classe. Se a paralisação se encaminha ao fim, o mesmo não pode se dizer das fake news.

A última que circula na internet vem de um homem que se identifica como Ricardo Soares, diretor da Elektro (companhia de distribuição de energia de Mato Grosso do Sul). Ele aponta, em um áudio viral no WhatsApp, que Temer mandou que a energia elétrica de todo país fosse cortada a partir de segunda-feira se a greve dos caminhoneiros não se encerrasse. Leia a transcrição do áudio que circula na internet.

Boa tarde amigos, meu nome é Ricardo Soares, tá? Eu sou diretor da Elektro e estou fazendo este áudio porque quero que você repasse para todos os grupos, tá. Porque é muito preocupante o que está acontecendo com o nosso país. Eu recebi um ordem, né, lá de Brasília. O presidente Michel Temer, junto com todos deputado federal, estadual, eles assinaram uma liminar que é para a gente, né, que tem distribuição e fornecimento de energia pra todo país, né, cada um na sua região. No meu caso, eu sou daqui do Mato Grosso do Sul, é Elektro, né. Mas em São Paulo tem a Eletropaulo. Todos receberam uma ordem de cortar, se não acabar, a greve dos caminhoneiros até segunda-feira é para acabar, né, para cortar a energia, o fornecimento de energia pra toda população brasileira.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

É claro que isso não é brincadeira, isso é muito sério o que esse Michel Temer está querendo fazer. Tá querendo desmoralizar, acabar com o povo brasileiro. Eu gostaria que vocês repassassem para o máximo de grupo que vocês puder. Isso tem que chegar no ouvido de todos os brasileiros até domingo pra todo mundo se mobilizar, ir pra Brasília, fazer o que tem ser feito pra isso não acontecer. Eu como diretor da Elektro, eu recebi essa ordem e se eu não fizer podem cassar o meu mandato. Mandem para o máximo de grupos que puder, o máximo mesmo que você conseguir e atingir o máximo de brasileiros. Unidos somos mais fortes.

Ricardo Soares, diretor da Elektro, disse que governo fará corte de energia em todo Brasil?

O áudio se espalhou na internet e mais xingamentos ao governo federal surgiram por aí. Mas será mesmo que é real essa ameaça de corte de energia elétrica em todo país por causa da greve dos caminhoneiros? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, a gente já achou um tanto quanto suspeita essa história. Para além do sinal amarelo que deveríamos acender com volume de fake news que tem aparecido durante a paralisação dos caminhoneiros, o conteúdo tem muitas das principais características de boatos online. Ele é alarmista, com pedido de compartilhamento e muitos erros de português (estranho um diretor de uma grande companhia errar tanto na concordância).

Não podemos dizer que o texto é vago (há detalhes do que poderia acontecer) e que não cita fontes (cita a Elektro). Essas informações nos ajudaram, inclusive, a descobrir que se trata de um boato que circula online.

A primeira informação que não bate é o nome do diretor. De acordo com o site da Elektro, o diretor-presidente se chama Giancarlo Souza. E nenhum dos outros seis membros da diretoria tem o nome de Ricardo Soares, o nosso narrador do áudio. O segundo ponto é que a própria Elektro já desmentiu a informação. Por meio de um comunicado em seu site, a empresa afirmou que a história é falsa. Leia:

A Elektro informa que jamais recebeu qualquer determinação que pudesse de alguma forma prejudicar os interesses de seus clientes, recomendando cuidado com falsas notícias que estão sendo veiuladas pelo WhatsApp. Qualquer reflexo da greve dos caminhoneiros será comunicado aos clientes pelos canais oficiais da Elektro.

Já dá para ver que a história é falsa. Mas nem precisaria do desmentido oficial para se perceber isso. O áudio tem alguns erros absurdos de informação. Só para deixar você refletirem um pouco a respeito: desde quando presidente e todos os deputados federais e estaduais assinam uma liminar? Liminar não é instrumento do judiciário? E haja logística para fazer “todos os deputados federais e estaduais” assinarem um documento em pleno fim de semana.

Resumindo: a história que aponta que um diretor da Elektro afirmou que o governo fará um corte de energia por causa da greve dos caminhoneiros é falsa. Não existe nenhum Ricardo Soares na empresa, o texto tem alguns absurdos e a própria companhia desmentiu a informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.