Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cobra venenosa é encontrada em vaso sanitário de São João del Rei #boato

Cobra venenosa é encontrada em vaso sanitário de São João del Rei #boato

Boato – Uma senhora de 65 anos de São João del Rei (MG) foi picada por uma cobra venenosa encontrada em vaso sanitário hoje e está em estado grave.

Com certeza, você já tentou conversar com alguém que não consegue articular as ideias. A discussão é quase impossível porque a explicação dada pelo seu interlocutor não segue a relação causa-efeito. Nós, do Boatos.org, temos, de vez em quando, que “conversar” com boatos deste tipo. É o caso da história de hoje.

Um texto tem viralizado por WhatsApp e deixado muita gente assustada. A mensagem aponta que uma senhora de 65 anos da cidade de São João del Rei está em estado delicado porque foi picada por uma cobra venenosa que saiu de dentro do vaso sanitário.

A mensagem aponta que o caso aconteceu “hoje pela manhã” e que as “autoridades” estariam dando um grande alerta para a população (não se sabe da cidade ou do universo: “AUTORIDADES PEDEM O CUIDADO DE TODOS AO UTILIZAREM O VASO SANITÁRIO. A REDE DE ESGOTOS É UM LOCAL ONDE HÁ NINHOS DE COBRAS…”, diz o texto (assim em caixa alta mesmo).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para completar, a mensagem é acompanhada por um vídeo que dá a entender que seja da “perigosa” cobra encontrada no interior de Minas Gerais. Na filmagem, o animal aparece no vaso sanitário de uma casa. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Print da notícia falsa que fala que cobra picou mulher de 65 anos em São João del Rei
Print da notícia falsa que fala que cobra picou mulher de 65 anos em São João del Rei

Cobra venenosa foi encontrada em vaso sanitário de São João del Rei?

O vídeo viralizou muito na internet, (inclusive, o grito da mulher ao final da filmagem, assustou muitas pessoas). Mas será que é verdade que o vídeo tem alguma coisa a ver com a senhora de São João del Rei? E será há alguém em estado grave por causa de uma cobra no vaso sanitário? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não sei se deu para perceber um pequeno detalhe no vídeo acima. Ele é de fevereiro deste ano. Ou seja, se a história da senhora em estado grave fosse real, não teria como ter qualquer ligação com o vídeo (usado só para impressionar e assustar as pessoas) uma vez que a mensagem fala em “hoje” e o vídeo já tem, no mínimo, alguns meses.

Segundo ponto: mesmo que o vídeo fosse relacionado à história, a cobra filmada é a famosa cobra d’água. Ou seja, a cobra do vídeo não deixaria a tal senhora de São João del Rei em “estado delicado” como diz o vídeo. Com esses dois fatos, eliminamos qualquer ligação do vídeo com o texto (que, por sinal, já estavam desconexos).

Vamos à mensagem: descobrimos que a tal “lenda” da senhora em estado grave já circulou com outros vídeos (como esse, retirado dos EUA). Porém, nem encontramos uma notícia que fale que uma senhora está em estado grave após ser picada nem qualquer “alerta” das autoridades sobre os perigos das cobras em São João del Rei ou no Brasil. Para além disso, o texto segue o roteiro de boatos na internet (com caráter alarmista, pedido de compartilhamento e informações vagas).

Já deu para ver que o caso não foi real (pelo menos não encontramos qualquer registro comprovatório, muito menos de que foi hoje) e que não há nenhum alerta público de cuidado extremo com cobras no vaso sanitário. Mas será que é possível uma cobra aparecer de surpresa na hora em que você está no banheiro? Sim, é possível. Porém, é muito raro.

Encontramos poucos registros na internet de casos de cobras venenosas encontradas no vaso sanitário (como o dos EUA citado acima ou esse na Tailândia), mas nenhum deles no Brasil. Sinceramente, é mais fácil você ganhar na loteria do que uma cobra entrar pelo vaso sanitário na hora em que você está fazendo suas necessidades, ela ser venenosa, te morder e você morrer. Exageramos? Vamos reformular: é mais fácil uma cobra entrar pela porta da sua casa do que pelo vaso sanitário.

Resumindo: a história que aponta que uma mulher foi picada por uma cobra em São João del Rei, está em estado grave e as autoridades têm feito alertas é falsa. Mais do que isso, não têm nada a ver com o vídeo que circula online.

Em tempo: não é a primeira vez que um boato sobre cobras circula na internet (na verdade, vamos desmentir outro daqui a pouco). Relembre, em vídeo, o boato da cobra que “engoliu” uma moça.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.