Nova espécie de cobra que se esconde na areia aparece em Itaparica (BA) #boato

Boato – Uma nova espécie de cobra está assustando os banhistas da ilha de Itaparica (BA). Ela é muito venenosa e se esconde na areia. Vídeo mostra tudo. Dias depois do desmentido, começaram a aparacer versões da história em Pernambuco e Espírito Santo. História continua sendo falsa. 

Agora há pouco, desmentimos um boato sobre a cobra que saiu do vaso sanitário em São João del Rei. Parece que o tema está “nos trends” da boataria. Para o texto de agora, vamos sair das cidades históricas mineiras e vamos para o litoral da Bahia.

Circula na internet um alerta que aponta que uma nova espécie de cobra está atacando banhistas da ilha de Itaparica (BA), mas exatamente na praia de Barra Grande. “Se trata de uma espécie muito venenosa, muito cuidado ao trafegar na areia, ela ataca com muita facilidade”, diz o texto. Junto à mensagem, um vídeo curto de uma cobra se escondendo na areia está sendo divulgado. Leia a mensagem (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que nova espécie de cobra que se esconde na areia está em Itaparica (BA)
Print da notícia falsa que fala que nova espécie de cobra que se esconde na areia está em Itaparica (BA)

Nova espécie de cobra que se esconde na areia apareceu em Itaparica (BA)?

Assim como na história da cobra no vaso sanitário, a história da cobra que se esconde na areia viralizou no Facebook e no WhatsApp. Mas será mesmo que a tal serpente está atacando banhistas da ilha de Itaparica? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem as principais características de boatos na internet. É vago, tem caráter alarmista, erros de português (só faltou pedir compartilhamento). Para além disso, não encontramos nenhuma notícia que fale sobre qualquer ataque de cobras na Bahia. Isso já nos faz desconfiar.

Ao procurar sobre o vídeo, descobrimos também que ele não tem nada a ver com Itaparica ou com a Bahia. A filmagem foi publicada no perfil do Instagram The Wild Hanbury (que, por sinal, tem uma coletânea de serpentes). Assista:

A espécie de cobra em questão não é nova. Trata-se de uma Cerastes Vipera, também conhecida como “cobra da areia do Saara”. Sacou? Saara e não Itaparica. A espécie não é encontrada nas areias da praia da Bahia.

Só para terminar, entramos em contato com a página do Facebook da Prefeitura Municipal de Itaparica para saber se algum tipo de cobra estaria atacando os banhistas. A resposta foi curta e objetiva: “não procede”.

Resumindo: a informação que aponta que uma nova espécie de cobra que se esconde na areia está atacando pessoas na Ilha de Itaparica é falsa. Mais uma vez, a mensagem que circula online não tem nada a ver com o vídeo que a acompanha.

Em tempo: não é a primeira vez que um boato sobre cobras circula na internet. Relembre, em vídeo, o boato da cobra que “engoliu” uma moça.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet