Boato – Mensagem com pedido de ajuda urgente alerta para Clara que está perdida na 10° Distrito Policial da Penha. Compartilhe!
Publicações que dão conta de casos de crianças desaparecidas são campeãs de audiência nas redes sociais. Geralmente, acontecem assim: um desaparecimento (verdadeiro ou não) é citado em alguma cidade do Brasil e, depois, a mesma foto já rodou o mundo com informações desencontradas.
A mais nova história que circula online dá conta do sumiço da pequena Clara. As informações apontam que Clara está perdida no 10° Distrito Policial da Penha. Primeiro, o desaparecimento dela foi registrado em São Paulo. Em outras publicações, a mensagem aponta no Rio de Janeiro. Leia o que diz as mensagens:
AJUDEM POR FAVOR…
Ajuda aí, divulga nos grupos que vc fizer parte, por favor
Acabaram de achar essa menina, está no 10o DP na PENHA ela disse q se chama CLARA…Se alguém souber dos pais avisar ok
…
Esta criança Está perdida da 10 DP
Na Penha , Rio de janeiro
Menina Clara está perdida na delegacia da Penha?
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A postagem deixou muitos internautas comovidos. Mas o que eles não sabem é que a história de que Clara está perdida na delegacia da Penha é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.
Como já mencionamos, o desaparecimento da menina foi reportado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pois bem, só essa informação já indica uma coisa: se o desaparecimento foi real, ele, de fato, se tornou um boato com o tempo.
Sobre a imagem, encontramos algo muito estranho: não faz sentido a criança ter desaparecido no Rio de Janeiro e no fundo a imagem estar com o símbolo de São Paulo. Infelizmente, não conseguimos encontrar a origem da foto.
Além disso, a mensagem possui todas as características de boatos. São alarmistas, sem informações confiáveis, erros de ortografia comuns e pedidos de compartilhamento. A 10° DP até existe, mas não encontramos nenhuma informação sobre o caso nos canais oficiais da polícia sobre o assunto.
Por fim, mas não menos importante, saiba que crianças perdidas não ficam em delegacias. Elas são encaminhadas para um abrigo. Então, mesmo que o desaparecimento fosse verdadeiro, a Clara não estaria em uma delegacia.
Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Clara está perdida na delegacia da Penha é falsa. Assim como a história da Anna Laura, Estela Pereira e Ana Julia Barbosa.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora Lucia Gomes e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.