Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cinco pessoas morreram ao tomar choque em iluminação subaquática de piscina #boato

Cinco pessoas morreram ao tomar choque em iluminação subaquática de piscina #boato

Cinco pessoas morreram ao tomar choque em iluminação subaquática de piscina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que cinco pessoas morreram por conta de um choque tomado com a iluminação subaquática de uma piscina.

Outro dia, o Boatos.org desmentiu uma história relacionada a um vídeo que mostrava que quatro pessoas haviam morrido por conta de um raio em uma piscina na Barra da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. O mesmo vídeo está circulando com força na internet junto a outra história.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, cinco pessoas haviam morrido no acidente. Desta vez, é dito que a causa foi outra: trata-se da iluminação subaquática da piscina que teve um curto circuito. Leia a mensagem que está circulando com o vídeo, que não será exibido aqui:

Oportuno divulgar… O vídeo mostra uma piscina, a qual possui iluminação subaquática. Houve Curto circuito, e cinco mortes. Salva vidas entrou e morreu também. A ideia é cautela para bem utilizar piscina com iluminação subaquática. Não sabemos sobre a manutenção, e o risco de choque existe.

SOBRASA diz que quanto mais iluminada e bonita a piscina, mais perigosa pode ser, caso não sejam feitas as devidas manutenções do sistema de iluminação subaquática. Verão chegou e muitos de nós usamos piscinas com a família. Divulguem em condomínios e clubes.

Cinco pessoas morreram ao tomar choque em iluminação subaquática de piscina?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O que não tem faltado é mensagem alarmista falando sobre o assunto. Só tem um detalhe: trata-se da segunda vez que o vídeo em questão é acompanhado de informações erradas.

É fato que o vídeo mostra pessoas em uma piscina levando um choque. O caso ocorreu (conforme mostramos neste texto) na cidade de Neiva (na Colômbia). Porém, as informações reais param por aí.

De acordo com esta matéria do site A Semana, ainda não está completamente clarificada as causas do acidente. É fato que o problema pode ter sido causado por um curto circuito em sistemas da piscina. Só não, necessariamente, pode se tratar de um problema no sistema de iluminação.

Na realidade, há alguns sistemas que se utilizam de eletricidade em uma piscina. Pode ser o sistema de bombas de sucção, de filtros, de aquecimento e de iluminação. Ou seja: não é porque tem lâmpadas que pode representar um perigo.

Agora, outro ponto central: é falso que cinco pessoas morreram por conta do choque elétrico em questão. Na realidade, o acidente acabou com quatro feridos. As crianças ficaram inconscientes na piscina, mas passam bem.

Resumindo: mais uma vez, vídeo em questão é permeado de informações erradas. Nem se tem certeza de que a causa foi sistemas elétricos de iluminação tampouco o acidente deixou vítimas fatais. Trata-se de mais uma fake news que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: