Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Há alerta de chuvas em São Paulo, mas é falso que se trate de um ciclone de 190 km/h

Há alerta de chuvas em São Paulo, mas é falso que se trate de um ciclone de 190 km/h

Ciclone com ventos de 190 kmh vai atingir São Paulo em 1911, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Um ciclone com ventos de 190 km/h vai atingir o estado de São Paulo hoje, 19/11/2023.

Análise

Este mês de novembro de 2023 está sendo marcado, da pior forma possível, por fenômenos climáticos. Depois de uma onda de calor sem precedentes, estados do sul do Brasil estão sofrendo com chuvas. Para o dia 19/11, estados da região Sudeste estão sob alerta de fortes chuvas. Porém, de acordo com um áudio, a coisa pode ser pior ainda.

A mensagem aponta que um ciclone com ventos de 190 km/h estaria atingindo o estado de São Paulo. Ele citou cidades como Lagoinha, Caieiras e também falou sobre a situação da energia elétrica e de abastecimento. Leia:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Mensagem: *Aviso Importante de fonte Segura* O Governo de SP está reunido em caráter de Emergência pois está previsto para a partir de amanhã Dormingo 19/11 um CICLONE com ventos de 190 km/h, atingirá o Estado de SP por volta das 16hs. A orientação é o cancelamento de qualquer Evento ou atividade ao ar livre!

Transcrição: Pessoal, eu vou mandar um áudio porque eu acho que é mais fácil, eh, para todos também. Eh, eu estava até agora em reunião com o prefeito, e o prefeito foi convocado, eh, pelo governador agora no período da tarde para uma reunião com os prefeitos do estado de São Paulo. Ocorre que está previsto para amanhã, a partir das 16 horas, eh, o início, né? De uma chuva muito intensa em todo o estado de São Paulo e também um ciclone extratropical aqui para a nossa região.

Isso é muito preocupante porque, segundo os meteorologistas, a previsão é que os ventos cheguem a uma velocidade de 190 quilômetros por, eh, por hora. Eh, uma ventania desse porte é maior do que o vendaval de Santa Catarina e a maior também do que o vendaval que ainda essa semana. Eh, e o número não está errado, é 190 quilômetros por hora de vento. Né? Então a previsão é termos, né? Um final de semana e um feriado muito, eh, caótico. E o nível de que está sendo criado pelo governo do estado e agora também pelo prefeito Lagoinha é uma, um uma estrutura para suportar toda essa crise.

E aí, né, eu queria pedir a colaboração de todos, principalmente dos funcionários servidores que moram na cidade de Caieiras, se possível, para que todos fiquem no sobreaviso porque caso seja preciso, né? Nós, eh, eh, entraremos também em apoio à Defesa Civil. Eh, infelizmente, né? A gente não teve um cenário tão caótico, né? Uma previsão de cenário caótico no desenho do estado de São Paulo até o, o dia de hoje. A o governo do estado está muito preocupado.

Eu já estou em contato com o pessoal da Elektro, né? Em contato com as agências aqui, né? As companhias da SABESP. Porque a preocupação tá muito grande, apesar de a gente não, né? Querer causar ali uma comoção, um medo, eh, na população. Mas eh enquanto servidores é importante que vocês saibam da real, né? Eh situação que nos foi passada. Os técnicos do governo do estado, né? Dos, dos meteorologistas, eles estão nos passando aqui informações. A gente está já em um grupo que recebe informações em tempo real do estado inteiro. E a a o a tendência, né? Indicada por eles é um cenário muito ruim para os próximos dias a iniciar amanhã às 16 horas.

Então nós vamos começar uma campanha de divulgação de informações muito grande, eu vou pedir para que vocês nos auxiliem divulgando o máximo possível dessas informações. Eh, quem tem qualquer evento a ser feito pra que desmarque porque todos os eventos no estado de São Paulo estarão sendo desmarcados, nós vamos começar uma campanha de conscientização de como se proteger, porque realmente é importante, tá? Nós não estamos querendo causar um, um tumulto desnecessário.

É que atende é preocupante. Nós nunca vimos uma situação dessa até a questão da temperatura no estado, né? Ela está muito alta e justamente isso que vai provocar todo esse risco de ciclone, de vendaval que, que está aí indicado pelos meteorologistas. Então eu estou mandando essa mensagem nesse essa reunião e cada secretário ficou responsável por, né, repassar pras suas equipes para que todos estejamos preparados para enfrentar a crise que pode ser que aconteça a partir de amanhã aqui na na cidade de Caieiras. E aí eu que todos nos auxiliem, todos estejam preparados para nos ajudar e né? Eh, em principal fiquem atentos às informações que a gente vai passando a partir de agora.

Checagem

Antes de respondermos às questões, temos que relembrar que não é a primeira vez no mês que um falso alerta relacionado à temperatura circula na internet. Há uma semana, desmentimos que a Defesa Civil havia feito um alerta sobre chuvas e ventos fortes. De fato, há, hoje, um alerta em relação a condições climáticas em São Paulo. Porém, na ocasião era tudo um chute (e havia sido desmentido).

Dito isso, vamos responder às seguintes questões: 1) Há um alerta da Defesa Civil em relação a chuvas no estado de São Paulo? 2) Há um ciclone que vai passar pelo estado de São Paulo com ventos de 190 km/h? 3) Há algum tipo de ciclone passando pelo Brasil?

Há um alerta da Defesa Civil em relação a chuvas no estado de São Paulo?

Sim. Desde sexta-feira (17) até este domingo (19), a Defesa Civil está mantendo um alerta em relação a tempestades no estado de São Paulo. As orientações é para se mantenha informado por meios oficiais e se evite espaços arborizados e estruturas suscetíveis a danos. Assista a um vídeo no Instagram:

Há um ciclone que vai passar pelo estado de São Paulo com ventos de 190 km/h?

Não. Nem o alerta da Defesa Civil tampouco qualquer outra fonte confiável aponta que as chuvas estão sendo causadas por um ciclone. Não há também qualquer previsão de ventos de 190 km/h. Na realidade, a previsão máxima é de ventos de 100 km/h (o que já é muito, aliás).

Há algum tipo de ciclone passando pelo Brasil?

Para que um ciclone passasse por São Paulo, seria preciso que ele tivesse passado antes pelo Sul do Brasil (pelo menos em condições normais). Porém, não há qualquer ciclone na região Sul. Na realidade, as chuvas estão sendo causadas por uma forte frente fria e não pelo fenômeno (ao contrário, por exemplo, do que ocorreu em setembro de 2023 no Rio Grande do Sul).

Conclusão

Fake news ❌

Há, de fato, um alerta para chuvas em São Paulo. Porém, é falso que há uma previsão de ciclone com ventos de 190 km/h no estado para o dia 19 de novembro de 2023. Como sempre, aumentaram um ponto e contaram vários contos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)