Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Suposto alerta da Defesa Civil de São Paulo e Inmet sobre ventos e chuva em 18 e 19/11 é falso

Suposto alerta da Defesa Civil de São Paulo e Inmet sobre ventos e chuva em 18 e 19/11 é falso

Defesa Civil de São Paulo e Inmet fazem alerta sobre ventos e chuva em 18 e 1911, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Defesa Civil de São Paulo e o Inmet criaram um alerta para fortes ventos e chuvas em 18 e 19/11 de 2023.

  Análise

Em meio a questões climáticas que estamos atravessando em 2023 (chuvas, ciclones, calor etc.), está circulando na internet um suposto alerta da Defesa Civil de São Paulo e do Inmet para algo que aconteceria nos dias 18 e 19 de novembro.

A mensagem aponta que haverá novas rajadas de ventos e chuvas acima do esperado. Além disso, é dito que é preciso tomar cuidados com “caixas d’água, telhados, cômodos seguros, marés altas e tudo mais. Leia o texto que circula online:

🆙 *Alerta Defesa Civil do Estado de São Paulo* 🆙 Segundo o *INMET* O estado de São Paulo, poderá ter novas rajadas de ventos, e chuva acima do esperado nos dias 18,19/11/2023 Pedimos conscientização da população , como prevenção para maiores danos . Reforcem as tampas das caixas d’água. Usem Espuma Expansiva nos bicos das cumeeiras dos telhados , no vão das telhas . Se necessário coloquem mantas , lonas plásticas com pesos reforçados nas laterais . Com a chegada dos ventos mantenham portas , janelas *FECHADAS* !!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Permaneçam em cômodos com laje , assim você estará mais seguro ! Evite ficar próximos de árvores , aliás não estacione em baixo de árvores !!! Se for o caso faça podas das árvores em volta de suas residências. Evite ficar próximo a janelas e sacadas ! Como o alerta e para o feriado , 🚫 Cuidado previsão de maré com recuo e ondas de até 6mts Pedimos a população cautela nas estradas , evite ficar próximo a paredões e árvores nas rodovias 🚫

O *INMET* ressalta também que todo o estado de São Paulo sofrerá com , chuvas e rajadas de ventos acima da média , até Março de 2024 . *Equipe de Meteorologistas INMET / CPTEC/ INPE SP 😘 Jorge Rosas Vítor Lopes Luiz Fernando dos Santos

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O alerta que está sendo atribuído à Defesa Civil e ao Inmet é real? 2) O que a Defesa Civil de São Paulo e o Inmet falam sobre o assunto? 3) É verdade que haverá fortes chuvas e ventos nos dias 18 e 19 de novembro em São Paulo?

O alerta que está sendo atribuído à Defesa Civil e ao Inmet é real?

Não é. Para começar, as dicas que estão sendo atribuídas ao Inmet e à Defesa Civil de São Paulo mais se assemelham a um textão do WhatsApp e em nada se parecem com um comunicado oficial. Além disso, a informação não consta em fontes oficiais e foram desmentidas pelos citados.

O que a Defesa Civil de São Paulo e o Inmet falam sobre o assunto?

Não encontramos qualquer informação sobre o alerta nos sites e páginas em redes sociais do Inmet e da Defesa Civil de São Paulo. Ou seja: o alerta só circula no WhatsApp e em perfis não oficiais. Não bastasse isso, a Defesa Civil desmentiu a mensagem. Leia o que foi publicado no Facebook do órgão:

🚨 FAKE NEWS 🚨Atenção! Mensagens sobre alerta de ventos fortes em 18 e 19 de novembro, que não foram emitidas pela Defesa Civil, são potencialmente falsas. Evite compartilhar informações não verificadas para prevenir alarme desnecessário. Confirme com fontes oficiais antes de divulgar. Segurança e responsabilidade são fundamentais! Comunicação Defesa Civil do Estado de SP

É verdade que haverá fortes chuvas e ventos nos dias 18 e 19 de novembro em São Paulo?

Não é possível ter certeza. Há, de fato, um alerta para o estado de São Paulo. O alerta é, porém, de calor intenso no estado. Sobre chuvas, estão previstas pancadas, mas nada de ventos fortes e temporais. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Defesa Civil de São Paulo e o Inmet estão fazendo um alerta para chuvas e ventos nos dias 18 e 19 de novembro no estado. A mensagem é falsa e já foi, inclusive, desmentida.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)