Choveu na Amazônia hoje e cerca de 40% do fogo foi apagado #boato

Boato – Foto mostra que hoje, às 3h da manhã, choveu na Amazônia e 40% do fogo na floresta foi apagado. Essa é uma grande novidade.

O incêndio na Amazônia colocou o Brasil no meio de debates internacionais sobre o meio ambiente. Dentre inúmeras consequências, uma pode ser destacada por aqui: o aumento da disseminação de informações falsas sobre o assunto. E, no caso de hoje, temos uma informação que se espalhou com força no Brasil e em Portugal.

Imagens do céu carregado com nuvens de chuva são acompanhadas de uma informação que seria “uma grande novidade” ou “um milagre”. As mensagens dão conta que “choveu na Amazônia” e que “40% do fogo” foi apagado. Leia duas versões de mensagens que viralizam por aqui e na terra dos “irmãos lusitanos”.

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Hoje por volta das 3:00 horas da manhã choveu na Amazônia, apagando cerca de 40% do fogo. Deus seja louvado! Versão 2: GRANDE NOVIDADE!!! Está a chover na Amazonia Boa notícia, graças a deus! #PrayForBrasil #PrayForAmazonia

Hoje choveu na Amazônia e cerca de 40% do fogo foi apagado?

Muita gente comemorou e muita gente compartilhou as imagens. Mas será mesmo que a “chuva na Amazônia” é uma grande novidade e será que 40% do fogo foi apagado nas florestas brasileiras? A resposta é, infelizmente, não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos levou a desconfiar da informação está na mensagem. Ela tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis. O segundo está no histórico de imagens atribuídas à Amazônia que têm sido compartilhadas fora de seu contexto original. Já desmentimos boatos aqui e aqui.

Com essa desconfiança, fomos verificar a veracidade da informação. Uma olhada nos principais sites de meteorologia e conseguimos perceber que a informação de “chuva na região Amazônica” não é (ao contrário do que é apontado em uma publicação) uma “grande novidade”. Como a região é gigante (engloba nove países), sempre vai ter algum ponto com chuva.

O grande problema é que os principais focos de incêndio não estão nestes locais. Isso elimina a tese de que a chuva “apagou 40% do fogo”. Prova disso está na falta de notícias ou boletins de monitoramento falando sobre a diminuição do incêndio.

Para terminar, as imagens que estão servindo para “ilustrar” o fenômeno. A primeira imagem (que circula no Brasil) foi tirada em 2008. Ela é descrita no Flickr como “chuva na Amazônia”. A segunda imagem, com a mesma descrição, é de Margi Moss e do projeto “Brasil das Águas”. E, claro, são antigas.

Resumindo: a história que aponta que a chuva apagou 40% do fogo na Amazônia é falsa. As mensagens têm características de boatos, não há nada que ateste a informação e as imagens que estão circulando por aí são antigas e nada têm a ver com os incêndios deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)