Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Chineses estão comprando os hotéis de Porto Seguro que faliram na quarentena #boato

Chineses estão comprando os hotéis de Porto Seguro que faliram na quarentena #boato

Chineses estão comprando os hotéis de Porto Seguro que faliram na quarentena, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em mais uma jogada de mestre, a China está comprando os hotéis de Porto Seguro (Bahia) depois de fazer eles falirem com a quarentena da Covid-19.

Cenário dos primeiros casos de Covid-19 no mundo, a China tem sido vista com um olhar de desconfiança por algumas pessoas (entre elas, políticos proeminentes) no mundo. No meio disso, o que não tem faltado (como vocês podem ver no vídeo abaixo) são acusações falsas contra o país asiático.

A última que tivemos acesso dá conta de mais uma “compra” da China. De acordo com um texto que circulou em redes sociais, chineses se utilizaram da quarentena da Covid-19 para comprar hotéis falidos em Porto Seguro (região turística da Bahia). “Chineses estão comprando os hotéis de Porto Seguro falidos na quarentena imposta pelo ditador Rui Costa , a preço de banana”, diz uma das mensagens que circulam por aí.

Chineses estão comprando os hotéis de Porto Seguro que faliram na quarentena?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A acusação, diga-se de passagem curta e grossa, se espalhou com força na internet (principalmente no Twitter e Facebook) e fez muita gente ficar ainda mais desconfiada das intenções da China. Apesar disso, a informação que está circulando na internet não passa de um boato.

A mensagem por si só já nos deixa muito desconfiados. Afinal, ela é vaga (o que dificulta até buscarmos por mais detalhes), alarmista (característica que ser para que a balela se espalhe), tem erros de português (no caso, um erro crasso de vírgula) e não cita nenhuma fonte confiável (ou seja, não é fundamentada por provas. Ou seja: a mensagem tem muitas características de fake news.

Além disso, o histórico sobre boatos relacionados a “compras da China” é vasto neste ano. Já teve boato falando que os chineses compradas diversas empresas “de Doria” (aqui e aqui), que comprou a Azul, que comprou a Globo e a Band e até que comprou “30% das empresas do ocidente”. Fizemos até um vídeo sobre esse tipo de fake. Assista:

Com essas desconfianças, fomos buscar mais detalhes sobre o assunto. Sabe quantas notícias impactantes que achamos sobre hotéis da cidade que quebraram? Se você falou zero, acertou na mosca. E sobre hotéis comprados pela China? Também zero.

Assim como boa parte das cidades brasileiras, Porto Seguro está em um processo de reabertura e, como você pode ver (aqui e aqui), alguns hotéis e pousadas estão reabrindo, por assim dizer, com os mesmos donos. Não há nada de “China ter comprado” (até porque investir em turismo agora talvez não seja a melhor escolha).

Resumindo: a história que aponta que a China comprou os hotéis de Porto Seguro não procede. A tese brotou em redes sociais e se espalhou sem nenhuma informação de qualquer fonte confiável que a justifique.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK