Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Chineses bloqueiam ponte de Brasília em setembro de 2021 #boato

Chineses bloqueiam ponte de Brasília em setembro de 2021 #boato

Chineses bloqueiam ponte de Brasília em setembro de 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que um grupo de chineses bloqueou a principal ponte de Brasília em setembro de 2021. Motivação é evitar manifestações.

Às vésperas das manifestações de 7 de setembro (que renderam inúmeras informações falsas na internet nos últimos dias), aparece na internet um vídeo com o intuito de colocar (só mais um pouco) fogo na situação. Assim como tantas outras histórias, envolve a China.

Um vídeo de uma confusão de um brasileiro com um grupo de chineses está circulando na internet como se fosse atual e tivesse relação com as manifestações de 7 de setembro. No vídeo, um homem relata que teve a passagem limitada pelo grupo de estrangeiros do país asiático.

Muitos comentários nos vídeos apontam que ele seria recente. “Chineses bloqueiam a principal ponte de Brasília não passa ninguém. Chineses bloqueiam ponte em Brasília! Muito estranho”, diz uma das mensagens. “INACREDITÁVEL! ELES JÁ SE JULGAM DONOS DO BRASIL!” e “Já estão mandando no Brasil, com a cumplicidade da esquerda”, apontam outras. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Chineses bloqueiam ponte em Brasília em setembro de 2021?

O vídeo se espalhou com tudo na internet, ainda mais às vésperas das manifestações de 7 de setembro. Só há um detalhe: o vídeo em questão nada tem as ver com dominação chinesa no Brasil, manifestações a favor de Bolsonaro ou sequer é recente.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados. Isso porque ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar qualquer fonte confiável que confirme que o vídeo é de agora. O histórico também não ajuda: não é de hoje (e temos um exemplo de outro dia) que fake news sobre “dominação chinesa” circulam na internet.

Com isso, fomos buscar mais detalhes sobre a história. Logo de cara, conseguimos perceber que o vídeo não era recente. Isso porque o vídeo do YouTube que estava viralizando era datado de 2020. Porém, ele é mais antigo ainda.

Na realidade, o vídeo é de 2014 e retrata um incidente ocorrido na Praça dos Três Poderes, em Brasília (que não tem “ponte”). Na ocasião, brasileiros estavam praticando um tipo de meditação conhecido como Falun Gong (popular em diversos países, mas proibida na China) e foram abordados por um grupo de chineses. O vídeo abaixo (de 2014) mostra a confusão.

Essa matéria do G1 fala do incidente. Nela, é dito que, além da meditação, o grupo tinha cartazes com críticas ao governo da China e que os agressores eram chineses que moravam em São Paulo. Vale frisar que a confusão se deu em um momento no qual o presidente da China Xi Jinping estava no Brasil para uma reunião do Brics. Porém, a polícia não fez qualquer relação entre a visita e a confusão.

Resumindo: é falso que chineses bloquearam uma ponte em Brasília em setembro de 2021 (ou mesmo durante a pandemia). O vídeo que circula online é de 2014 e não tem qualquer relação com acontecimentos recentes ou com pontes na capital federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: